HIDRATE-SE!


E hoje vamos falar de hidratação!
O corpo é composto por 70% de água. No organismo ela tem a função de controle de temperatura, transporte de nutrientes e eliminação de impurezas.
Uma boa hidratação garante uma pele mais bonita, cabelos e unhas mais saudáveis, combate a celulite e bom funcionamento intestinal.
A água é eliminada do organismo através da sudorese e da urina, além de ser utilizada por órgãos vitais, o que faz com que a reposição seja necessária para manutenção da vida.
Quando é eliminada se perde também eletrólitos, principalmente o sódio e o potássio, responsáveis pela regulação dos fluidos corporais.
Para hidratar o corpo beber água é muito importante, porém existem pessoas que tem dificuldade de ingerir a quantidade mínima de 2L, mas há opções, como água de côco, rica em eletrólitos, chá, sucos naturais. Evite bebidas alcoólicas, pois essas contribuem para desidratação.
A baixa ingestão de água causa problemas renais e desidratação. Os sinais de uma desidratação moderada são: boca seca, sede excessiva, tontura e fraqueza. E caso esse quadro não seja revertido pode evoluir pra uma desidratação grave, causando convulsões, pulso fraco, olhos fundos, respiração acelerada, insuficiência cardíaca e até morte.
·         Hidratação e atividade física
Para quem pratica esportes a hidratação é muito importante, deve-se ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade. No caso de atividades que ultrapassem 1h de duração, a bebida deve conter carboidratos e eletrólitos.
·         Hidratação das crianças
A necessidade de água das crianças não difere muito de adultos, porém as crianças têm menos capacidade de suar e com isso superaquecem mais rápido que os adultos. Os pais devem lembrar de oferecer líquidos, caso a água não seja bem recebida pela criança, deve oferecer sucos ou água de coco em pequenas quantidades durante todo o dia.
·         Hidratação na terceira idade
Na terceira idade a percepção da sede é diminuída, com isso a ingestão diminui também. Nesse caso é necessário o estímulo do consumo, independente da sensação de sede.
·         Hidratação na gestante
Durante a gestação muitas mamães relatam ter problemas de prisão de ventre, e a água aliada com as fibras é a solução pra esse problema, no caso da presença de azias e enjôos, pode-se substituir a água por água de coco.

Ficam algumas observações que achamos importantes:

ü  Levar sempre que puder uma garrafinha de água na bolsa;
ü  Ingestão de líquido junto às refeições: 200 ml de água ou suco natural;
ü  Refrigerantes e sucos artificiais não são formas de hidratação;
ü  Consuma alimentos ricos em água como frutas e vegetais.

Comentários

  1. Adorei o Blog.. sucesso meninas!! Parabéns!!!

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  2. Este blog é o máximo, sempre com super dicas!!!
    E ainda por cima é lindo!!!
    Parabéns, meninas, muito sucesso para vcs!!!
    bjs
    Priscila Gonçalves

    ps: Só consegui publicar como "anonimo" essa "pecinha" do meu computador ainda vai me causar problemas de verdade...
    rsrsrsrs

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    Respostas
    1. Obrigada Priscila , nós ficamos muito contentes que você tenha gostado, estamos sempre à disposição, para sugestões, dúvidas.
      Abraços.

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  3. Está demais o novo visual: PARABÉNS!!!!
    Vcs arrasam com as dicas, adooooro!!!!
    bj
    Lilian Lubaque Najjarian

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    1. Obrigada Lilian, estamos à disposição para sugestões, dúvidas.
      Abraços

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