Suplementos esportivos


O mercado de suplementos tem crescido muito nos últimos anos. Hoje a venda acontece em lojas especializadas, farmácias, internet, academias, etc.
Suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar em calorias e/ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, nos casos em que sua ingestão a partir da alimentação seja insuficiente, ou quando a dieta requer suplementação.
Vários tipos de suplementos são colocados no mercado diariamente, com promessas de emagrecimento, fornecimento de energia, crescimento muscular, etc. E são apresentados em várias formas: tabletes, drágeas, cápsulas, pós, granulado, pastilhas, líquido, barras.
Embora seja um assunto que todo mundo conheça e que dê suas opiniões, muitas dessas pessoas não sabem exatamente o quanto consome e quanto precisa de determinado nutriente.
Os tipos de suplementos mais conhecidos são: hipercalóricos, protéicos, termogênicos e polivitamínicos.
Hipercalóricos: Por serem calóricos e com pouquíssima ou nenhuma gordura, é a melhor maneira de se conseguir ganhar massa muscular. Acaba contribuindo para aumento do músculo indiretamente, pois o indivíduo terá mais força. Recomenda-se tomar antes dos treinos para garantir energia extra. Indicado para quem possui uma alimentação deficiente.
Protéicos: São suplementos constituídos por uma seqüência de aminoácidos, cada uma com um perfil de aminoácidos característicos (maior ou menor quantidade deste ou daquele aminoácido), isto que determina as potencialidades da proteína: capacidade de ser absorvida, tempo de absorção,  anabolismo, anticatabolismo.
           A proteína faz parte do processo de construção do músculo, é o nutriente responsável por sua formação e reparação. Em casos de deficiência, o corpo passa a utilizar as proteínas armazenadas no músculo, fazendo a pessoa perder massa muscular (catabolismo).
Principais tipos de proteínas: albumina (clara de ovo), whey protein (do soro do leite) e isolada de soja.
Termogênicos: agem aumentando o metabolismo, e com isso a queima de gordura. Isso acontece devido ao aumento da temperatura corporal e utilização das reservas de gordura como fonte energética. Alguns termogênicos contem inibidores de apetite.
Polivitamínicos e minerais: As vitaminas e sais minerais são responsáveis por garantir a manutenção da vida pela sua participação em diversos processos metabólicos. A carência de alguns desses micronutrientes pode prejudicar o aumento de massa muscular.               Uma alimentação variada garante quantidades adequadas de vitaminas e sais minerais. Este talvez seja o grupo de nutrientes dos quais a maior parte das pessoas necessita suplementar, depois da proteína, uma vez que são os mais apresentam deficiências numa dieta, por falta de sua presença nos alimentos naturais ou por falta de consumo destes.
Todos os suplementos vêm com recomendação de uso, mas apenas um profissional nutricionista ou médico para prescrever a quantidade e o suplemento adequado.

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