VOCÊ SABE O QUE É A PIRÂMIDE ALIMENTAR?





A pirâmide alimentar é uma representação gráfica do Guia Alimentar e auxilia os indivíduos na seleção de uma alimentação adequada e saudável, portanto é um instrumento útil na educação alimentar das crianças, sendo possível a sua adaptação ás diferentes culturas alimentares.
A pirâmide mostra três principais conceitos alimentares:
·                    Variedade: consumo de diferentes e variados tipos de alimentos entre os níveis da pirâmide;
·                    Moderação: o consumo dos alimentos nas porções recomendadas;
·                    Equilíbrio: o consumo maior de grupos alimentares, situados na base da pirâmide e a gradativa redução da proporção á medida que se avança em direção ao topo da pirâmide.

Na BASE estão os alimentos ricos em carboidratos (alimentos energéticos), que são os nutrientes responsáveis por nos dar energia como, por exemplo: andar, falar, correr, e que devem ser ingeridos em maior quantidade (5 a 9 porções por dia). São eles: cereais, pão, macarrão, arroz, farinhas, batata, mandioca, biscoito salgado.
No SEGUNDO patamar, temos as frutas, as verduras e os legumes, fontes de vitaminas e minerais, como por exemplo: cenoura, maçã, banana, alface e que são responsáveis pelo bom funcionamento e hidratação do nosso organismo, (alimentos reguladores). Cada um desses alimentos possui diferentes vitaminas, minerais e fibras e, por isso, a combinação de todos eles assegura uma alimentação saudável. (frutas: 3 a 4 porções  e verduras e legumes 4 a 5 porções por dia).
No TERCEIRO patamar, encontramos a proteína de origem animal que são as carnes, peixe, frango, ovos (alimentos construtores), temos também as leguminosas, que são as proteínas de origens vegetais como, por exemplo: o feijão, amendoim. (carnes 1 a 2  porções por dia e leguminosas 1 a 2 porções diárias). Ainda no terceiro andar encontramos também além das carnes e das leguminosas, os alimentos ricos em cálcio, que é um dos minerais responsáveis pela formação de nossos ossos e dentes, como por exemplo: leite, queijos, iogurte. Devemos ingerir 3 porções por dia desses alimentos. Nesse grupo, todos os alimentos são ricos no nutriente chamado, proteína.
A proteína faz parte da composição dos tecidos celulares, sendo fundamental no crescimento e manutenção da pele, do cabelo, das unhas, etc.
E no ÚLTIMO andar, estão os alimentos mais nocivos á nossa saúde, pois são ricos em gorduras que também fazem parte dos (alimentos energéticos). Não recomendamos mais que 2 porções por dia deste grupo de alimentos , Isso porque esses alimentos, em excesso, contribuem para o aparecimento da obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. São exemplos: óleos, manteigas, doces, açúcar.                

Seguindo essas recomendações é possível compor uma alimentação saudável com todos os nutrientes necessários para adultos e ao desenvolvimento e crescimento das crianças


Comentários

  1. Gostaria de saber como entrar em contato para ter informações sobre consulta, local, se tem a possibilidade de consulta em domicilio. Obrigada. Cris
    Parabéns pelo blog, está muito bacana

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  2. Oi Cris,

    para maiores informações sobre consultas, você deve entrar em contato conosco através do email de contato do blog. Atendemos em domicilio sim.
    Obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Meninas...
    Ficou bem lindooo o blog de vcs!!!!
    Boa sorteeeeee espero quegere muito pacientes p/ vcs!!!
    Beijos

    LAIZA AMARAL

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