Antioxidantes


Os antioxidantes são um conjunto heterogêneo de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas que atuam de diferentes formas contra os radicais livres. Os chamados radicais livres são moléculas que ficam “soltas” em nosso organismo, o que acaba levando essa molécula a entrar em nossas células, causando a oxidação da mesma. Ou seja, os radicais livres lesionam ou até matam nossas células. Essas lesões podem levar ao envelhecimento precoce e a várias doenças como cardiopatias, aterosclerose, diabetes, doença de Alzheimer, doenças do sistema nervoso  e até mesmo o câncer.
Primeiramente os antioxidantes agem impedindo a formação das moléculas, também são capazes de impedir o ataque dos radicais livres evitando as lesões em nossas células, eles ainda podem reparar as lesões causadas pelos radicais livres removendo os danos e reconstituindo as células danificadas.

ALIMENTOS FONTES DE ANTIOXIDANTES
Dentre os principais alimentos fonte de antioxidantes estão às frutas, legumes e verduras. Os antioxidantes encontrados na dieta e suas fontes são:
β-caroteno: presente em alimentos de cor amarela/laranja e vegetais verde-escuros, como mamão, cenoura, abóboras, mangas, pêssegos, espinafre, couve, chicória, agrião.
Vitamina C: presente principalmente em frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi.
Vitamina E: presente em grãos e sementes oleaginosas, como gérmen de trigo, sementes de girassol, nozes, amêndoas, avelãs, e também encontrado em couve, abacate, alface, espinafre, carnes magras, laticínios e óleos vegetais.
Flavonóides: encontrado em sucos de uva e vinhos tintos, morangos, nozes e soja.
Catequinas: presente principalmente em chás, como o chá verde ou o chá preto.
Carotenoídes e Vitamina A: Os carotenoídes são encontrados em legumes e frutas de cor laranja/vermelhas. Os carotenoídes são precedentes da vitamina A, encontrada nas mesmas fontes que os carotenoídes e também em alimentos de origem animal.
Licopeno: Presente em alimentos avermelhados, como o tomate, melancia e goiaba.
Para que você saiba um pouco mais sobre antioxidantes, veja no quadro abaixo os nutrientes e alguns de seus efeitos protetores:
Nutriente
Efeito protetor
Fontes alimentares
Vitamina C
Eficiente fotoprotetor da pele; Aumento da atividade imunológica Prevenção de câncer de estômago Prevenção de câncer de pulmão
Acerola, frutas cítricas, tomate, melão, pimentão, repolho cru, morango, abacaxi, goiaba, batata e kiwi. Instável ao calor e álcalis
Vitamina E
Eficiente foto-protetor da pele Previne doenças respiratórias Aumenta imunidade celular Tratamento de doenças neurológicas
Germe de trigo, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, gordura do leite, gema de ovo e nozes. Estável ao calor e aos ácidos
Licopeno (carotenóide)
Previne doenças cardiovasculares Previne o câncer de próstata Previne o câncer de mama
Tomate, pimenta, goiaba, melancia, grapefruit. Estável ao calor.
Betacaroteno (carotenóide)
Eficiente fotoprotetor celular Previne o câncer de mama, próstata Previne doenças respiratórias Previne a catarata
Cenoura, mamão, abobrinha, vegetais e frutas alaranjadas. Estáveis ao calor.
Isoflavona
Previne o câncer de mama Previne o câncer de útero Previne doenças cardiovasculares
Soja, uva vermelha, vinho tinto, alho, casca de berinjela, beterraba Estável ao calor.



Uma alimentação balanceada, rica em diferentes tipos de hortaliças, cereais, leguminosas e frutas, tendo quantidades adequadas de produtos fonte de proteína animal, com o uso de óleos vegetais, gérmen de trigo e oleaginosas, pode atingir as necessidades de ingestão diária sem a necessidade de suplementação.

Comentários

  1. adorei o post sobre antioxidantes. É sempre bom aprender mais um pouco e com isso alimentar-se de maneira mais saudável.
    Obrigada

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