Volta às aulas: lancheira saudável


Após quase dois meses de férias, é difícil voltar à rotina e colocar o cardápio das crianças em ordem, a correria do dia a dia faz com que alguns pais recorram às cantinas escolares, mas essa opção pode ser cara e pouco saudável, pois longe dos olhares dos pais a criança acaba por fazer escolhas como salgadinhos fritos, doces, refrigerantes.
A idéia é que monte a lancheira para seus filhos contendo porções de frutas inteiras ou na forma de suco, carboidratos e proteínas que possam ser mantidos á temperatura ambiente.
No caso das garrafas térmicas, uma dica importante: na lavagem recomenda-se o uso de escovas próprias semelhantes às utilizadas na higienização de mamadeiras, para auxiliar na retirada completa dos resíduos.
-   Alimentos mais indicados para o lanche da escola: frutas, frutas secas, suco de frutas, barra de cereais, pães simples e integrais, bolos e biscoitos simples, água de coco, queijos.
-  Utilizar frutas inteiras e devidamente higienizadas. Não cortar ou descascar para evitar perdas de nutrientes e o processo de oxidação. O processo de cortar ou descascar deve ser feito no momento de consumir a fruta.

            Os sucos de fruta naturais acondicionados em embalagens longa-vida são práticos, nutritivos e higiênicos. Os in natura (frescos, feitos em casa) podem ser utilizados se forem acondicionados em garrafas térmicas e por um curto período de tempo, para evitar perdas nutricionais importantes ou alteração de sabor.
Devem-se evitar salgadinhos, refrigerantes, sucos artificiais e guloseimas (balas, pirulitos, chicletes, etc.) por não apresentarem valor nutricional significativo, não serem saudáveis e, além disso, prejudicarem o apetite para o consumo dos alimentos realmente importantes.

Sugestão de Lanche:

Sanduiche fácil de pasta de queijo e cenoura

Ingredientes:
1 fatia de pão integral ( pão de forma);
2 colheres de sopa de requeijão ;
1/3 cenoura ralada, ou beterraba ralada;
1 fatia de presunto magro ou 1 fatia de peito de peru.

Preparo:
Faça uma pastinha com o requeijão e a cenoura ralada e recheie a fatia de pão cortada ao meio, formando o sanduiche. Se quiser e tiver use cortadores em formatos de estrela, coração para tornar mais atrativo para a criançada.
Para acompanhar acrescente uma fruta e um suco de fruta (de preferência natural).

Comentários

  1. Adorei o post ! Parabéns !!!

    Beijos pra vcs. Bia

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