Alimentos Orgânicos


Muito se diz sobre alimentos orgânicos, mas nem todo mundo sabe exatamente qual a diferença entre eles e os outros alimentos comercializados em maior escala.
Alimentos orgânicos são aqueles que, em todos seus processos de produção, utilizam técnicas que respeitam o meio ambiente e visam à qualidade do alimento. Sendo assim, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa causar algum dano à saúde dos consumidores.
A grande vantagem dos alimentos orgânicos se dá pela questão de serem mais enriquecidos de nutrientes, pois a terra utilizada no seu cultivo é fértil e natural e não há nenhuma interferência de substâncias químicas no processo. São alimentos com mais massa alimentar, ou seja, com mais nutrientes em sua composição. O nome orgânico é explicado justamente por essa idéia: eles interagem e são muito melhor absorvidos pelo nosso organismo.
Vários estudos apontam que o teor de vitaminas, minerais e fitoquímicos dos produtos orgânicos é 50% maior em relação aos produtos da agricultura tradicional.
E não são apenas legumes, verduras e frutas orgânicos, esse tipo de alimento também é adaptado a carnes e laticínios. A diferença está na maneira como se cria o animal (rações adequadas e mais naturais, tratamentos a base de homeopatia, não confinamentos etc). E o cardápio diário pode (e deve) ser totalmente orgânico. Entre os inúmeros benefícios da alimentação orgânica está o processo de purificação do organismo que ela proporciona. Essa desintoxicação leva a uma melhora de problemas hepáticos e gastrointestinais, os mais comuns gerados pelas químicas e outras substâncias artificiais contidas nos alimentos normais.
Ainda são mais caros que os alimentos normais, mas a tendência é que o preço dos orgânicos abaixe, uma vez que a produção e o consumo assistem a um aumento progressivo. As pessoas estão ficando cada vez mais conscientes da importância de exigir qualidade no alimento que estão ingerindo e dando para seus filhos. A agropecuária orgânica vem justamente atender essa necessidade, promovendo a possibilidade de o homem voltar a usufruir da natureza na produção de alimentos. Os alimentos orgânicos têm a ver com hábitos simples, que acabamos perdendo na corrida da modernidade em detrimento da nossa saúde e do meio ambiente.
Os principais alimentos orgânicos produzidos no Brasil são representados pela soja (31% de toda a produção orgânica) seguida de hortaliças (27%) e café (25%). A maior área plantada é com frutas (26%), depois cana (23%) e palmito (18%).
A certificação é uma estratégia de construção da cidadania, pois mobiliza tanto as comunidades regionais como a sociedade para a produção e consumo de alimentos mais saudáveis e harmonizados com as atuais necessidades de conservação do meio ambiente.
No Brasil os principais selos de certificação são:
·         AAO - Associação dos Agricultores Orgânicos;
·         ABIO - Associação dos Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro;
·         ANC - Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região, Coolmeia Cooperativa Ecológica;
·          IBD - Instituto Biodinâmico e MOA - Fundação Mokiti Okada.

Abaixo mostramos os doze motivos para consumir produtos orgânicos:
1)      Proteger as futuras gerações;
2)      Prevenir a erosão do solo;
3)      Proteger a qualidade da água;
4)      Rejeitar alimentos com agrotóxicos;
5)      Melhorar a saúde dos agricultores;
6)      Aumentar a renda dos pequenos agricultores (agricultura familiar, comércio justo);
7)      Apoiar os pequenos agricultores;
8)      Prevenir gastos futuros;
9)      Promover a biodiversidade;
10)  Descobrir sabores naturais.
11)  Você contribuir para acabar com envenenamento por pesticidas de milhares de agricultores;
12)  Ajuda a preservar pequenas propriedades.

Há muitos estudos realizados com resultados diferentes, alguns apontam uma grande diferença na superioridade do orgânico, enquanto outros mostram pequena diferença. O que não se viu ainda é um estudo onde o alimento cultivado com agrotóxico seja melhor que o orgânico.
Para as pessoas que se interessam em consumir alimentos orgânicos, mas acham o preço absurdo, há feiras de orgânicos, onde apenas esse tipo de alimento é comercializado e com isso sai mais barato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios