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quarta-feira, 27 de abril de 2011

Alimentação e Estética


Os cuidados com a beleza fazem parte da rotina das mulheres e de muitos homens também. E quem não quer ter uma pele bonita e cabelos bilhantes?!
O consumo de certos alimentos ajuda a ter uma pele mais bonita e mais jovem, cabelos e unhas mais fortes.
Veja abaixo algumas dicas:
- Prefira alimentos protéicos que aumentam a produção de colágeno;
- Diminua o consumo de alimentos de alto teor de gorduras (quebra de colágeno);
- Faça exercícios aeróbicos para auxiliar na queima de gordura e anaeróbicos para trabalhar a musculatura.

PELE
Alguns alimentos devem fazer parte de seu cotidiano para ter o resultado desejado. Para uma pele saudável você deve se preocupar em comer e se hidratar bem. O processo sempre começa de dentro pra fora, por isso, é necessário ver com cuidado o seu cardápio; o que não pode faltar:

- Licopeno: é um antioxidante essencial para a pele. Ele não só retarda o envelhecimento, como ameniza seus sinais, já que o antioxidante age nas células, melhorando o aspecto da pele. Você o encontra no tomate, na goiaba, ou no próprio suco de tomate. Há também a versão em cápsulas, em farmácias e casas de produtos naturais.

- Ômega-3: tem ação anti-inflamatória e é ótimo para acne e dermatites. Age como um lubrificante natural, atuando na hidratação da pele. É encontrado em peixes e na linhaça.

- Polifenóis: não dá para ter uma pele bonita e saudável sem os antioxidantes. Use e abuse dos polifenóis da uva ou das berrys – família das amoras. Pode ser cranberry, blueberry, blacberrys (amoras), açaí, ameixas, etc. As frutas vermelhas e roxas devem ser o seu alvo!

- Vitamina C e E: agem na fotoproteção da pele, diminuindo o efeito dos raios solares e, também, agem como antioxidantes, retardando o envelhecimento. A vitamina C, pode ser encontrada na goiaba, laranja, limão, frutas cítricas, pimentão etc.. Já a vitamina E no óleo de amendoim ou nas castanhas.

- Zinco: exerce proteção contra a acne e tem função antioxidante. Podemos encontrá-lo em carnes, ostras, quinua, amaranto e amêndoas.

- Carotenóides: presentes em alimentos de cor amarelo-alaranjadas estimulam a produção de melanina, atuando também na fotoproteção da pele. Além de gerar um bronzeado e reduz aspecto  vermelhidão pós-sol. Mas, cuidado com o excesso, pois a pele pode realmente ficar alaranjada!

CABELOS
Os cabelos também sofrem com a queda e ressecamento. Alguns alimentos ajudam na missão de mantê-los saudáveis e bonitos.

- Pepino: é um alimento fonte de silício e enxofre que ajudam a deixar os cabelos fortes e estimulam o crescimento, pois eles estão relacionados com a formação da queratina, a proteína que estrutura o cabelo.

- Óleo de linhaça: é responsável por melhorar a aparência do cabelo, dando mais brilho. Pois possui ácidos graxos essenciais que atuam na organização da queratinização do couro cabeludo.

- Nozes e Castanhas: são oleaginosas fonte de zinco que age estimulando o crescimento do cabelo e ajudando a reduzir a oleosidade, uma vez que o zinco está ligado à síntese de proteínas, principal componente dos fios.

- Frutos do mar: ricos em magnésio, nutriente essencial na formação de proteínas como a queratina que constrói os fios, atuando na renovação celular.

- Vinagre de Maçã: age contra a queda de cabelos e apresenta resultados tanto pela ingestão quanto pelo uso tópico.
- Feijões, Leite, Quinua, Carnes e Ovos: são alimentos ricos em aminoácidos que são os principais componentes dos cabelos, responsáveis por estimular o crescimento e fortalecimento dos fios.

- Carne vermelha: é rica em ferro que, quando em falta, ocasiona queda de cabelos.

- Frutas secas e sementes de girassol: são ricas em potássio, importante para a hidratação dos cabelos, já que controla o equilíbrio da água na haste capilar.

UNHAS
Quando há carência de nutrientes as unhas logo dão o sinal, ficando quebradiças, com elevações e manchinhas brancas. Para prevenir o problema:

- Zinco: quinua, amaranto
- Queratina: ovo, frango, peixes
- Complexo B: gérmem de trigo, quinua, amaranto, arroz integral
- Vitamina C: goiaba, limão, mexerica

O zinco, o complexo B e a vitamina C são essenciais na produção de queratina, que é uma proteína fibrosa constituinte da unha.

Fique atento aos sinais:
Observe os sinais e sintomas do seu corpo. Ele é um ótimo sinalizador do que realmente está acontecendo.

ü  O aparecimento de listras na unha é ingestão insuficiente de vitaminas do complexo B.
ü  Se suas unhas estão secas e quebradiças é sinal de falta de cálcio e ferro.
ü  Unhas com manchas brancas não é sinal de presente à vista, como você acreditou quando criança é sinal de carência de zinco ou selênio.
ü  Unhas disformes e com ondulações podem ser evidências de intestino com problemas.
E por último e não menos importante, beba muita água potável, é bom para a pele, unhas e cabelos, ingira pelo menos 2 litros por dia (4 garrafinhas de 500ml ao longo do dia), hidrata, ajuda na função intestinal e limpa o organismo das toxinas.

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