Alimentação x Humor


Alguns alimentos têm o poder de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por regular nosso humor. Conheça estes alimentos e seus mecanismos de ação e deixe o mau humor de lado.
Ø  Carboidratos
A teoria mais difundida defende que a ingestão de carboidratos abre caminho para a entrada de maior quantidade de triptofano no cérebro, onde ele será transformado em serotonina (neurotransmissor bastante conhecido como "substância química calmante").
Foi formulada a hipótese de que a sacarose (açúcar simples) age, determinando de alguma maneira a liberação de endorfinas. Isto explicaria a tendência de consumir petiscos doces nos períodos de estresse e a preferência por doces durante festas super animadas.
Ø  Ovos, Fígado e Soja
A colina e a lecitina, presentes nos ovos, no fígado e na soja, afetam de maneira favorável o funcionamento do cérebro em pessoas com alteração de humor.
Ø  Vegetais de folhas verdes
Os vegetais de folhas verdes e algumas leguminosas são fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo. Esse nutriente, quando reduzido no organismo, pode baixar os níveis cerebrais de serotonina. Deve-se saber, no entanto, que quantidades exageradas desse nutriente são tóxicas.  
Ø  Carnes, grãos integrais e levedo de cerveja
São fonte de vitamina B6 que atuam no humor da mesma forma que o ácido fólico.
Ø  Frutos do mar e castanha-do-pará
Os frutos do mar também podem melhorar o humor, pois possuem um alto teor de selênio, mineral que reduzido em muita quantidade em nosso organismo pode causar depressão. A castanha-do-pará é também muito rica em selênio, porém sua forma de atuação ainda é desconhecida, no entanto, não descarta-se que os poderes antioxidantes do selênio estejam envolvidos.
Qual é o nutriente mais poderoso?
São os carboidratos. Embora o triptofano seja um aminoácido encontrado também em todas as proteínas completas como as carnes, o leite e os ovos, depois de uma refeição rica em proteínas, pouca quantidade desse aminoácido atinge o cérebro devido à competição com outros aminoácidos.
Constatou-se, no entanto que, por outro lado, depois de uma refeição rica em carboidratos, a insulina atua mais intensamente sobre os aminoácidos, realizando um papel de maior destaque na distribuição dos mesmos, assim, uma quantidade maior de triptofano é desviada para o cérebro fornecendo uma maior quantidade de serotonina.
Complexos vitamínicos funcionam também?
A suplementação vitamínica pode funcionar para uma melhora no humor já que a carência de algumas vitaminas pode contribuir para o mau humor. Sabe-se que a carência de vitamina B6 ou ácido fólico no organismo pode levar a uma diminuição na síntese de serotonina, neste caso, a suplementação agiria diretamente sobre o humor. No entanto, vale sempre lembrar que a melhor forma de obter esses nutrientes é por meio de uma alimentação equilibrada e variada.
Os vegetais de cores amarelo, verde e vermelho são os melhores para o combate do mau-humor? Por quê?
Esses vegetais são fontes das vitaminas A, C e algumas do complexo B, assim, a ingestão adequada desses vegetais supre as carências vitamínicas deixadas pelos distúrbios de humor, e além disso, poderá aumentar a produção de serotonina, como citado acima.  
O que deve ser evitado?
Cafeína (em excesso), álcool e alimentos com alto teor de gordura (já que o estresse prejudica o funcionamento do sistema digestivo).

Comentários

  1. Muito bom esse post. Precisamos nos dar conta que se alimentar de modo saudável, equilibrado além de trazer bem estar, ajuda no humor. Adoro!!!!

    bj

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