Esteróides Androgênicos Anabolizantes. Conheça-os


Muito se fala sobre esteróides anabolizantes, mas muitas pessoas desconhecem o que realmente são e o que causam no organismo. Saiba mais sobre eles.

O que são?
São substâncias sintéticas similares a testosterona.

Para que fins são utilizados?
Muitas pessoas, na grande maioria homens, utilizam pra fim estético, para ganho de massa muscular, mais força e resistência aos exercícios pesados.
Porém muita gente não sabe que os anabolizantes também são utilizados na área médica, para pacientes que tenham sofrido acidentes sérios ou tenha se submetido a grandes cirurgias (situações que em geral causam colapso das proteínas). O uso mais comum dentro dessa área é para pacientes em condições crônicas debilitantes como câncer e AIDS.

Como são utilizados?
As vias de administração podem ser: oral (comprimidos), injetáveis (intramuscular) e transdérmica (creme, gel ou atadura transdérmica).

Quais são os tipos de anabolizantes?
Ø  Esteróides anabólicos androgênicos: são aqueles que funcionam de maneira semelhante ao hormônio testosterona;
Ø  Hormônio do crescimento (GH): são medicamentos a base de hormônio de crescimento, ou seja, anabolizante protéico e não androgênico;
Ø  Produtos derivados de outros hormônios: são os medicamentos de uso veterinário.

Quais são os efeitos que atraem tantos consumidores?
Os esteróides androgênicos anabólicos produzem efeitos anabólicos e androgênicos (de virilização).
O efeito anabólico está relacionado ao crescimento muscular e ósseo. Enquanto que o androgênico está relacionado às características masculinas.
A maioria dos esteróides funciona de duas maneiras simultâneas. Primeiro eles funcionam ao se ligar ao receptor andrógeno e aumentando a síntese protéica. Segundo, eles também reduzem o tempo de recuperação ao bloquear os efeitos no tecido muscular causada pelo hormônio do stress (cortisol), com isso o catabolismo muscular é reduzido.

Quais são os efeitos colaterais?
Ø  Elevação da pressão sangüínea;
Ø  Alteração nos níveis de colesterol, aumentando o LDL e diminuindo o HDL (o que pode levar a doenças cardiovasculares);
Ø  Crescimento excessivo da gengiva;
Ø  Pode causar ou acelerar o processo de calvície precoce e câncer de próstata;
Ø  Acne (devido à estimulação das glândulas sebáceas);
Ø  Alteração da morfologia do ventrículo esquerdo do coração (ocorre o alargamento e engrossamento, interferindo no funcionamento normal);
Ø  Alterações de humor;

Efeitos colaterais nos homens:
Ø  Ginecomastia – desenvolvimento de mamas.
Ø  Função sexual reduzida e infertilidade temporária;
Ø  Atrofia dos testículos – efeito colateral temporário que ocorre durante o período do consumo, pois os testículos param de produzir espermatozóides. Sua função volta ao normal algumas semanas após parar com o uso dos esteróides.
Efeitos colaterais nas mulheres:
Ø  A voz fica mais graver;
Ø  Aumento do tamanho do clitóris;
Ø  Crescimento dos pêlos;
Ø  Diminuição dos ciclos menstruais (temporário).

Suplementos e anabolizantes
Muitas pessoas que não tem conhecimento apontam os suplementos como anabolizantes, o que não é verdade.
Como já explicamos aqui no blog os suplementos alimentares são produtos constituídos de determinados nutrientes (proteína, carboidrato, vitaminas) utilizados para complementar a dieta de um atleta ou esportista.
Já os anabolizantes são drogas à base de hormônio que agem estimulando o anabolismo protéico.

O aspecto mais importante para erradicar o uso de esteróides é a educação sobre seus efeitos adversos perigosos. Atletas e esportistas devem entender que podem ter sucesso no esporte sem o uso de esteróides. Devem se concentrar em ter uma alimentação adequada, descanso e boa saúde geral emocional e física. Muitas pessoas foram sucedidas no esporte e obtiveram boa aparência sem o uso de esteróide anabolizante.
Lembrem-se, a fórmula para ter sucesso no treino é: descanso+alimentação adequada+ exercícios físicos regulares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios