Como Evitar Lesões no Esporte


Evitar lesões é uma das preocupações de muitos atletas e esportistas. As lesões podem afastar temporariamente, mas também podem tirá-los do meio esportivo. Por isso é muito importante evitar que aconteça. Uma alimentação correta e um treino bem orientado podem ajudar e muito.
Uma alimentação equilibrada e voltada para os objetivos do esporte auxilia na conquista dos resultados e pode evitar lesões.
Para cada tipo de esporte há uma recomendação de carboidratos, proteínas e lipídeos. Mas de uma maneira geral, é importante ressaltar que o carboidrato é essencial na dieta de qualquer indivíduo, principalmente de atletas e esportistas. O carboidrato tem a função de repor os estoques de glicogênio muscular, que é o combustível para contração muscular.
Já a proteína tem papel importante na recuperação e desenvolvimento muscular. Seu consumo não deve ser exagerado, e não se restringir apenas ao pós-treino. Uma distribuição equilibrada do consumo é o mais recomendado. Lembrando que para cada esporte a quantidade de proteína muda.
A hidratação é muito importante, o consumo deve ser distribuído por todo o dia e intensificado durante o treinamento. Os tecidos estão mais maleáveis quando estão hidratados, e com isso o risco de lesão diminui.
Para esclarecer as dúvidas quanto à parte física, convidamos o professor e personal trainer Leandro de Sá.
É normal ter lesão?
A lesão é mais freqüente em determinados tipos de atividade física, como os esportes coletivos (futebol, vôlei, basquete, etc)
Na musculação é mais difícil, porém ocorre quando há sobrecarga ou não há uma orientação adequada.
Mas independente da atividade física, a lesão ocorre quando há uma sobrecarga no músculo, por descanso inadequado ou stress na parte muscular.
Qual a melhor atividade para emagrecer?
            Existem várias atividades que emagrecem, principalmente aquelas com alto gasto energético, como natação, musculação, corrida, spinning, ou seja, qualquer atividade que atinja a zona alvo para queima de gordura.
Entende-se por zona alvo de gordura, que para o emagrecimento é necessário atingir a faixa de 60 a 70% da freqüência cardíaca máxima.
            Atividades mais leves como hidroginástica, pilates e ioga não tem alto impacto (alto gasto calórico), e por isso têm menor queima de gordura.
O alongamento é mais importante antes ou depois da atividade física?
            Não que o alongamento não seja importante antes, mas é mais indicado se alongar depois do exercício. Antes indica-se o aquecimento.
O aquecimento é importante na prevenção de lesões devido ao aquecimento corporal e a preparação articular para o exercício.
Já o alongamento, deve ser leve, somente para tirar a tensão muscular. Tem que ter cuidado para não forçar, porque pode causar estiramento muscular.
Quais as orientações para evitar as lesões? 
            Ter uma boa orientação, isso significa orientação de um profissional formado na área, sempre respeitando o limite do seu corpo. Além de uma alimentação correta.
Qual a freqüência mínima para realizar atividades físicas?
Isso depende do objetivo, mas em média 3 vezes por semana.
O que fazer quando a lesão ocorre?
Primeiramente parar a atividade, independente do grau da lesão. Procurar um médico para tratamento e ter uma recuperação fisioterápica. Depois de recuperado, retornar as atividades progressivamente.
Para quem pratica esporte, seja por competição ou por bem estar deve estar atento aos cuidados para evitar lesões. E estar bem orientado, com profissionais da área, como nutricionistas, profissionais da educação física, médicos esportivos, é um fator que fará com que seus resultados sejam alcançados de forma mais efetiva.
Dito isso, bom treino a todos!

Profissional convidado:
Leandro de Sá
CREF 45508
Personal trainer e professor na Academia Vert Club.

Comentários

  1. Muito legal. Ter a orientação certa é tudo.

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  2. Curti, realmente faz diferença a alimentação no treino e tomar bastante água durante a atividade física.
    Valeu pela informações sempre muito úteis. Parabéns pelos posts.
    Cris Nunes

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