Sopas e Caldos: opção para espantar o frio.



     Chegou o frio e com ele a preguiça de cozinhar, lavar, higienizar as frutas, verduras e legumes, nessa estação é mais difícil comermos frutas, beber água, porém o apetite aumenta e a vontade de uma comidinha quentinha é a época de sopas, sopas creme, caldos, consomê. Dá para ter uma alimentação balanceada, saudável e nutritiva com essas preparações.
     Vamos conhecer algumas definições:
CALDOS
     É uma preparação líquida, resultante da cocção de alimentos em geral aves, carne bovina, peixes ou legumes, com temperos até que engrosse. O caldo complementa os ingredientes de preparações como molhos, sopas, cozidos, os caldos mais utilizados são os de carne, de galinha, de peixe, de legumes e consomê.
Consumê: É uma preparação culinária de origem francesa (consommé, que significa "reduzido pelo cozimento prolongado"), é um caldo fino de carne, aves, peixes ou legumes, clarificado, servido geralmente como entrada. Pode ser acrescido de creme de leite, queijo ralado, gema de ovo entre outros ingredientes.
O valor nutritivo de um caldo é determinado pelos seus ingredientes. Considerando-se que o coado é coado e os alimentos nele imersos não são consumidos, são bons substitutos de caldos industrializados, porém são ricos em gorduras e pobres em fibra alimentar.
SOPAS
    São Preparações líquidas ou semi-liquidas acrescido de cereais, legumes, verduras, legumes, macarrão, com sabor e valor nutritivo variável de acordo com os ingredientes adicionados, as mais gordurosas e calóricas são as sopas creme e as acrescidas de macarrão, arroz, ou o ingrediente principal seja mandioquinha, batata são calórico as porque são ricas em carboidratos. Podem ser ricas em fibras por possuírem leguminosas ou vegetais em sua preparação.
 As sopas podem ser
ü  Cremosa: feita com purê ralo de vegetais e acrescidas de creme de leite ou amido de milho; Ex: sopa creme de aspargos.
ü  Mista: pode ser preparada por meio de combinação de vários ingredientes como carnes, leguminosas ou vegetais; Ex: Sopa de feijão e macarrão.
ü  Purê: elaborada com caldo de carne ou legumes e purê de vegetais, Ex: sopa de legumes.
Separamos duas receitas de Sopas para você fazer.
Sugestão de sopa nutritiva
Ingredientes
3 batatas
3 cenouras
2 mandioquinhas
2 folhas de couve rasgada
250 g de músculo picadinho
1 dente de alho amassado
1 cebola pequena picada
1 1/2 litros de água
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
Cozinhe tudo em panela de pressão, menos a couve, por 15 minutos Deixe amornar e liquidifique Volte ao fogo e coloque a couve, prove o sal, assim que ferver está pronta.

Sopa de Cebola

Ingredientes
- 3 cebolas cortadas em rodelas finas
- 3 litros de água fervente
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 tablete de caldo de carne, galinha ou bacon
- sal a gosto
- pão de fôrma em cubinhos
- 1 colher (sopa) azeite ou margarina light

Modo de Preparo
Coloque numa panela a manteiga, o azeite e junte as cebolas até ficarem bem macias. Adicione a água, o tablete escolhido e o sal. Deixe ferver. Para acompanhar, corte cubinhos de pão de forma (de preferência sem casca). Coloque numa frigideira 1 colher (sopa) de azeite ou manteiga e quando estiver quente, junte os cubinhos de pão. Acrescente orégano e vá mexendo até dourar.

Bom Apetite!!

Comentários

  1. Tenho uma dúvida, a sopoa de lentilha é menos calórica do que a de feijão?
    Obrigada
    Cris Nunes

    ResponderExcluir
  2. Carol!!!! Amo sopas!!! Essa sopa nutritiva faço sempre, pis tenho um pequeno de 2 anos, então tem que mandar nutrientes para dentro, pois qdo crescem eles pegam aversão aos legumes principalmente os verdes, falando nisso vc podia postar uma matéria sobre isso!!! As crianças X os verdes e legumes!! Fica a dica!!!
    bj
    Lilian l. Najjarian

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica Lilian assim que der nós do CaRe Nutris pensaremos em um Post sobre o assunto.

    Cris, sim a sopa de lentilha é menos calórica que a do feijão, por si só, sem contar os ingredientes acrescidos na receita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios