ANVISA Alerta sobre Consumo de Ração Humana


Todo mundo já ouviu falar da ração humana, embora o nome cause certo desconforto em algumas pessoas, isso não impede seu grande consumo. É um produto composto pela mistura de diferentes cereais, farinhas, farelos, fibras e outros ingredientes, como guaraná em pó, gelatina em pó, cacau em pó, levedo de cerveja, açúcar mascavo, extrato de soja, linhaça e gergelim.
No início do mês a ANVISA alertou sobre o malefício da substituição de refeição pela ração humana, por não conter todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável.
Em nota, a ANVISA, exige a troca do nome Ração Humana e a reformulação dos rótulos, para não ter qualquer indicação medicinal, como emagrecimento, redução de colesterol, entre outros. Frases indicando que o produto faz bem à saúde ou que faz bem ao funcionamento do intestino estão liberadas. Só que para isso, os fabricantes terão que solicitar registro na ANVISA, apresentando estudos que comprovem tais características.
Embora já comercializada há quase dois anos, a iniciativa surgiu após questionamentos de órgãos de vigilância estaduais sobre esses produtos.
As empresas serão notificadas e terão prazo para regularização, aquelas que não cumprirem as exigências estarão sujeitas a multas de até R$ 1,5 milhão.
            O consumo da ração humana é benéfico quando utilizado aliado a uma alimentação balanceada, lembrando que é uma fonte de fibras (muitas fibras), e para que tenha efeito, o consumo de água é necessário, caso contrário causará constipação.
Para algumas pessoas, o consumo de ração humana deve ser controlado devido à presença de açúcar mascavo e do guaraná em pó.
A ração humana não emagrece, e sim auxilia no processo de emagrecimento por dar saciedade (devido às fibras), mas não deve ser usada como substituto de refeições. Para um emagrecimento eficaz, somente através de uma reeducação alimentar (com todos os nutrientes) e prática de exercícios físicos. Procure sua nutricionista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios