Nutrição e Insônia


Quase 50% da população brasileira não descansa a mente e o corpo durante o sono, segundo Sociedade Brasileira do Sono. A insônia se manifesta de várias formas, a pessoa pode demorar a dormir, acordar várias vezes durante a noite ou dormir poucas horas e passar longos períodos acordado.
Os motivos são os mais variados como: preocupações, consumo de álcool, ingestão excessiva de cafeína, ansiedade e também causas orgânicas, como disfunções da tireóide.
Um dos remédios para auxiliar o sono é o doce ou o amido (30g), ingerido cerca de 30 minutos antes de deitar.
O triptofano é a resposta. Ele é um aminoácido essencial, que induz o sono naturalmente. O consumo de triptofano aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo natural. Por isso quando se diz que está sem sono, sempre recomendam um copo de leite morno, e muitos nem sabem qual o real motivo. Quando o leite é adoçado com açúcar ou mel, os carboidratos contidos no açúcar facilitam a entrada do triptofano, do leite, no cérebro.
Porém o exagero pode ter efeito contrário, causando uma noite inquieta e um sono nada relaxante. Por isso prefira jantar pelo menos duas ou três horas antes da hora de dormir, dessa forma o corpo poderá descansar por completo.
Para ter uma boa noite de sono, recomenda-se consumir um alimento que contenham triptofano aliado a um carboidrato.
Alguns alimentos com triptofano: leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, soja, castanha, abacate, banana, arroz, lentilha, legumes e mel.
Há quem prefira tomar um chazinho antes de dormir. Nesses casos prefira chás calmantes, como erva-cidreira, camomila, erva de são João, maracujá.
EVITE: qualquer bebida com cafeína, preparações gordurosas à noite, bebidas alcoólicas (ao contrário do que se pensa, o álcool causa um sono fragmentado).
Aqui vão duas sugestões de chá para ajudar a dormir bem melhor:
Chá de alface com maçã
Ø  Num recipiente coloque 1 folha de alface e 3 cascas de maçã, acrescente 1 xícara de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos tampado. Tomar o chá morno.
Por que é bom? A alface tem um principio ativo que é um calmante muito eficaz, e a maçã auxilia regulando o sistema nervoso e prevenindo a fadiga mental.
Chá de maracujá
A função calmante dessa fruta já é conhecida há muito tempo.
Ø  Ferver ½ polpa de maracujá em 1 xícara de água. Se quiser pode adoçar.

Lembrem-se que a dificuldade para dormir é reflexo da sua qualidade de vida. Procure se exercitar regulamente, de preferência algo que você goste, controle o stress, tenha uma alimentação saudável e equilibrada, atente-se a sua saúde de forma geral.
Uma boa noite de sono é fundamental para o crescimento muscular, emagrecimento, descanso mental e, principalmente, para ter um dia mais produtivo e com mais energia.

Comentários

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    De todas formas , estoy contento de haberme encontrado con
    esta página. La pondré en mis marcadores para volver de nuevo !


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