Saiba Para Que Serve Cada Tipo de Farinha




Hoje no mercado existem muitas farinhas e cada vez menos as pessoas vão consumindo os alimentos in natura.  É interessante usar a farinha para diminuir o açúcar e gordura no sangue, ou seja, ajuda na prevenção de controle de diabetes, colesterol e por isso, ajuda a emagrecer.  Outro fato importante, é que, tem fibra insolúvel e solúvel na composição. Fibra insolúvel vai ajudar o intestino funcionar e a outra fibra, vai promover saciedade, tirando um pouco a fome.
Existe no mercado, farinha de berinjela, farinha de linhaça, farinha de banana verde, farinha de brócolis, farinha de maçã, farinha de maracujá, farinha de laranja amarga, farinha de uva e farinha de feijão branco.
E todo mundo se pergunta, para que serve tanta farinha e quais os benefícios?
Basicamente é isso: a farinha vai ajudar você a absorver menos carboidrato da dieta, menos gordura, vai dar saciedade, portanto promover perda de peso. Suas aplicações na culinária são: acrescentar em sucos, iogurtes, bolos, salada de frutas, doces.
Mas vale lembrar da regrinha das fibras, de nada adianta consumir todas essas farinhas se não beber água.
Vamos a algumas delas:
Farinha de feijão branco
É uma ótima fonte de faseolamina, nutriente que impede a absorção dos carboidratos. Além disso, possui grande quantidade de amido resistente, que atua diretamente na eliminação da gordura.

Farinha de casca de maracujá
É muito rica em pectina. É este nutriente que é encontrado em abundância na farinha de maracujá. A sua principal função é controlar a glicemia.

Farinha de berinjela
Também impede que o organismo armazene gordura, porém, neste caso, ela atua diretamente estimulando a produção da bile, que é feita no fígado. Desta maneira, consegue digerir melhor a gordura e eliminá-la com facilidade.

Farinha de linhaça
Muito rica em vitaminas C, E e as do complexo B, além de caroteno e minerais, como ferro, zinco, potássio e cálcio e, por final, em ômega 3 e fibras, esta farinha impede diretamente a formação de placas de gordura em nosso corpo.

Farinha de casca de maçã
Assim como a fruta, possui grande quantidade de pectina, uma fibra que atua diretamente no bloqueio das gorduras. Além disso, aumenta a saciedade sem prejudicar a saúde. É uma das melhores opções para se comer com frutas ou iogurte.

Farinha de casca de uva vermelha
Possui grande quantidade de fibras e é um ótimo antioxidante, que combate o envelhecimento da pele. Sem contar que é uma aliada na luta no controle do colesterol e na prevenção de problemas cardíacos.
Farinha de Laranja
Contém citrus aurantium, que acelera o metabolismo local de gordura corporal

Farinha de Banana verde
Rica em amido resistente auxilia na função intestinal, principalmente para quem toma antibiótico e precisa tomar lactobacilos.

Sugestão de receita
Pão de farinha de uva (amigo do coração).
Ingredientes
800 g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento biológico seco
2 ovos
50ml de óleo
3 colheres de sopa bem cheias de farinha de uva
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa de sal
1 1/2 xícara de aveia
Aproximadamente 350 ml de água morna
Preparo
Misture todos os ingredientes e sove bastante, a massa fica meio pegajosa, então vá colocando aos poucos farinha até que ela deixe de grudar nas mãos (não deve ficar uma massa firme), deixe crescer por 45 minutos, modele o pão, passe as mãos molhadas por cima dele e decore com bastante aveia.
Leve para assar até dourar em forno alto (não pré aquecer o forno antes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios