20 Alimentos que Não podem faltar no seu prato

Fizemos uma seleção de 20 alimentos, com inúmeras propriedades benéficas ao organismo, que devem fazer parte do cardápio de todos.
1.       Alho

O alho aumenta a imunidade, isso acontece porque ele é rico em componentes que ativam o sistema imunológico e combatem vírus, fungos e bactérias que causam infecções, ele age como coadjuvante no tratamento de resfriados, gripes e aftas.
Além disso, o alho ajuda a baixar os níveis de açúcar do sangue e tem ação antioxidante importante no controle do câncer.
2.       Sardinha

A sardinha é rica em proteínas e possui minerais essenciais como: magnésio, selênio e ferro. Esse alimento também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem alta concentração de Omega 3, um tipo de gordura boa, essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para redução da pressão arterial.
3.       Sementes de girassol

São fontes de proteína, cheias de nutrientes importantes para os músculos. Um exemplo é a vitamina E, antioxidante que pode prevenir os danos causados por radicais livres após os treinos pesados.
4.  Folha de beterraba
 
Normalmente descartada, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contêm carotenóides, pigmento natural pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento.
5.       Canela

Ajuda a controlar o nível de açúcar e colesterol no sangue, e previne o risco de doenças cardíacas. Polvilhe um pouco no café ou cereal  no café da manhã.
6.       Frutas vermelhas

Amora, morango e framboesa contêm elágico, que evita o envelhecimento precoce das células e a formação de tumores, de acordo com a Universidade de Brasília. Essas frutas têm flavonóides, com propriedades antiinflamatórias, antialérgicas e anticancerígenas.
7.       Chocolate meio amargo

Diminui a pressão arterial, por ser rico em flavonóides e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, possui altas concentrações de magnésio, importante mineral presente em mais de 300 processos biológicos.
8.       Agrião

É cheio de ferro, que ameniza a fadiga muscular causada por exercícios intensos. E ainda é rico em vitamina C.
9.       Kiwi

Possui vitamina C, que também está envolvida na formação de colágeno, uma proteína fibrilar que mantém os músculos e articulações fortes.
10.   Linhaça

É extremamente rico em Omega 3, baixa o colesterol ruim e a taxa de triglicérides. Alguns estudos mais recentes atribuem à linhaça, propriedades que ajudam a controlar os hormônios, amenizando os efeitos da TPM e os fogachos da menopausa. Também funciona como um revitalizante poderoso das funções físicas e mentais.
11.   Ricota

Feita a partir da proteína do soro do leite, é rica em aminoácidos de cadeia ramificada que ajudam a impulsionar o crescimento muscular.
12.   Goiaba

Possui grande quantidade de licopeno, o mais antioxidantes entre os carotenóides. Auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares. É rico em fibras, minerais e vitaminas.
13.   Abacaxi

É uma pedida para o pós-treino. Possui magnésio, potássio e cálcio, minerais envolvidos diretamente na contração muscular. Contém vitaminas A, B1 e C, que impedem a oxidação dos músculos.
14.   Castanha do Pará

É fonte de vitamina E e selênio, que auxiliam para reduzir a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. Em quantidades adequadas evita a propagação do câncer, fortalece a imunidade e atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide.
15.   Iogurte

Possui altas doses de cálcio, fundamental para contração muscular e pra proteção dos ossos. Rico em aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo e que contribuem para o crescimento muscular. Ideal para consumo pós-treino.
Cada milímetro desse alimento possui 6 milhões de bactérias probióticas, que ajudam a equilibrar o funcionamento intestinal e auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes.
16.   Maçã

Possui fibras (até 5g), sendo solúvel e insolúvel. Reduz os riscos de desenvolvimento de doenças cerebrais e vasculares, câncer de estomago, fígado e pulmão, devido a um fitonutriente chamado quercitina. Estudos afirmam que a pessoa que consome maçã regularmente dormem e respiram melhor.
17.   Tomate

Rico em licopeno, antioxidante que previne o câncer e impede a formação do mau colesterol. Um estudo recente em Kentucky (EUA) comprovou que o tomate é fonte de ácido ferúlico, que preserva os neurônios da degeneração provocada pelo estresse oxidativo, protegendo contra o Alzheimer, doença de Parkinson e demência senil.
18.   Cereja

A cereja fresca tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. O suco da cereja reduz a dor muscular, causada pelo exercício.
19.   Açaí

In natura ou como suco, é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. É rica também em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas.
20.   Água

Não podíamos deixar de fora da lista. A água tem inúmeros benefícios, que inclusive já foram mostrados aqui no blog. Auxilia no funcionamento intestinal, hidrata o corpo e com isso traz benefícios para os cabelos, pele, unha e músculos. Para quem pratica exercício físico, uma leve desidratação já prejudica o desempenho no esporte. Lembrando que 70% do músculo é formado de água.

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