Alimentos Termogênicos

Alimentos termogênicos são aqueles que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo basal auxiliando no emagrecimento. Ao consumir esses alimentos, o gasto energético do corpo para realizar funções básicas é maior, facilitando o emagrecimento (mesmo durante o repouso).
O consumo desses alimentos aliados a uma alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos, torna o emagrecimento mais rápido e eficaz.
Conheça alguns dos alimentos termogênicos:
Pimenta vermelha: essa pimenta é rica em capsaicina, uma substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de 3 gramas por dia, e pode ser adicionada em saladas e como tempero em pratos quentes.
Chá verde: favorece a utilização da gordura como fonte de energia em função do estímulo metabólico. Para obter efeito é necessário o consumo de 4 xícaras de chá ao dia.
Canela: aumenta o metabolismo basal e contem alta quantidade de cálcio mineral, substancia importante para o emagrecimento.
Gengibre: pode aumentar o gasto energético em até 10%. Duas fatias pequenas por dia, já auxilia no aumento do gasto energético. Há diversas formas de consumi-lo: cru, adicionado ao molho de tomate, em sopas, chás e como tempero de carnes, aves e peixes.
Alimentos com Omega 3 (peixes): aumenta o metabolismo basal, facilita a comunicação entre as células e melhora a retenção de líquidos.
Água gelada: embora seu efeito seja mais suave, a água gelada auxilia sim no emagrecimento. Ao ingeri-la, o organismo gasta energia para elevar a temperatura tida como ideal.
Soja: contém lisina e arginina, substâncias que estimulam a produção de um hormônio chamado glucagon, que tem ação térmica.
Outros alimentos: linhaça, legumes fibrosos, mostarda, couve, cafeína, guaraná, pimentão, damasco, limão.
Mas atenção ao consumo exagerado desses alimentos, pois podem causar efeitos indesejáveis, como: insônia, causar ou piorar problemas gastrointestinais, tonturas, entre outros. Por isso é importante que haja o acompanhamento e orientação de um Nutricionista, que irá avaliar e recomendar um plano alimentar equilibrado e a quantidade necessária de alimentos termogênicos.
                Vale lembrar que para que esses alimentos tenham efeito, o consumo deve ser diário.
Receita de suco termogênico


Bater no liquidificador:

Suco de 2 laranjas;
1 maçã sem casca;
Um pedaço pequeno de gengibre;
1 folha de couve;
1 punhado de hortelã.

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