Evite a Obesidade: Controle seu Peso


A obesidade está presente em praticamente todos os fatores de risco de doenças não transmissíveis comuns no mundo ocidental, como câncer, doenças do coração, hipertensão e diabetes.
As doenças associadas à obesidade (comorbidades) são:
- Doenças do coração (infarto, derrames);
- Hipertensão (pressão alta);
- Colesterol e triglicerídeos elevados;
- Diabetes;
- Síndrome metabólica (quando aparecem várias destas doenças ao mesmo tempo em um único indivíduo).
O que leva a um quadro de obesidade é a grande oferta de alimentos que temos hoje. Nos primórdios, o homem desgastava-se muito para encontrar comida, caçando ou pescando. Agora, ela está a nossa disposição em qualquer lugar e a qualquer hora, nos proporcionando uma superalimentação que é, muitas vezes, confundida com uma boa nutrição. Juntando esses fatos ao sedentarismo ou pouca atividade física, temos a obesidade.
Seguem algumas dicas para evitar o aumento de peso:
·         Nunca comece uma dieta por conta própria, procure sempre orientação de um (a) Nutricionista;
·         Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
·         Evite comer na frente da televisão, pois assim, perde a noção de quanto e o que já comeu;
·         Não ficar muitas horas sem se alimentar e não pular refeições. Isso faz com que tenha muita fome na próxima refeição e coma além do limite;
·         Faça pequenos lanches entre as principais refeições;
·         Aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, cereais integrais e leguminosas. As fibras dão maior saciedade, estimula a mastigação, auxiliam a diminuir o colesterol, melhora a função intestinal;
·         Beber água, líquidos durante o dia;
·         Diminuir a gordura, óleo no preparo dos alimentos;
·         Evitar frituras;
·         Evitar guloseimas e refrigerantes;
·         Preferir sucos naturais;
·         Evitar alimentos em conserva, enlatados, embutidos;
·         Preferir preparações de carnes magras, Aves, Peixes: grelhados, assados, cozidos, ensopados;
*Cortes magros: Fraldinha, alcatra, músculo, acém, filé mignon.
·         Praticar atividade física.
Com força de vontade, dedicação e responsabilidade, é possível atingir o objetivo de emagrecer com saúde. Procure sempre um Nutricionista.
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