Tradutor

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Quais os benefícios do óleo de coco?


Nossa amiga Cris Nunes já nos perguntou sobre o óleo de coco e hoje vamos explicar quais as vantagens de consumir esse óleo.
O óleo de coco é um alimento funcional e rico em antioxidantes, benéfico para o organismo atuando na prevenção de doenças cardiovasculares, auxilia no emagrecimento, reduz as taxas de colesterol, fortalece o sistema imune e tem ação antifúngica (auxilia no tratamento de candidíase e gastrite bacteriana).Pode ser retirado do coco verde ou do coco seco.
O óleo de coco extra-virgem é rico em ácido láurico, a mesma substância encontrada no leite materno e que fortalece o sistema imunológico. O consumo regular do ácido láurico protege o corpo de vírus, bactérias, fungos e protozoários e também ajuda a regular o funcionamento intestinal, tanto nos casos de diarréia como em constipação.
Para quem quer emagrecer o óleo de coco tem um leve efeito termogênico, e também promove a saciedade, já que é uma gordura, retarda o esvaziamento gástrico e a velocidade que os alimentos passam do estomago para o intestino. Mas vale lembrar que apenas o consumo do óleo não resolve o problema, para emagrecer com saúde e eficiência é necessária uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.
O óleo de coco também é rico em triglicérides de cadeia média (TCM), que é um tipo de gordura, sem colesterol, que é rapidamente absorvida e transportada para o fígado, onde é transformada em energia não acumulando como gordura. Em sua composição encontra-se também Omega 6 e 9.
É vendido em lojas de produtos naturais, na forma de óleo mesmo, capsulas ou sólido. E pode ser utilizado de várias formas: tempero na salada, misturado em iogurtes, vitaminas e sucos e até como substituto do óleo nas preparações, já que diferente do azeite, que quando aquecido se torna saturado, o óleo de coco é estável quando submetido a altas temperaturas. Porém para manter suas propriedades antioxidantes é recomendado o consumo frio.
A quantidade diária recomendada é de 2 colheres de sopa, não mais que isso. Devido a seu alto valor calórico, cerca de 120 calorias por colher.
Procure um nutricionista e se informe sobre o óleo de coco na sua alimentação. Lembrando que a alimentação deve ser composta por quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e lipídeos, e só o nutricionista para elaborar um cardápio equilibrado.

2 comentários:

  1. 2 colheres de sopa equivalem a quantas drágeas, por favor?

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia, 1 colh de sopa que equivale a 10g mais ou menos. e a recomendação é de 10g a 20g por dia, precisa ver qual a gramagem e quantas cápsulas contém em seu produto. Supondo que sejam cápsulas de 1g equivalem a 20 cápsulas.

    ResponderExcluir