Alimentação e Bronzeamento ( repaginado)







Esse post é dedicado às pessoas que adoram sol, praia, piscina, marquinha de biquíni e um bronzeado duradouro.
Através da alimentação é possível obter e manter um bronzeado mais bonito, até mesmo as pessoas mais branquinhas, que geralmente tem mais dificuldade em conseguir se bronzear.
Uma boa alimentação pode auxiliar na manutenção do bronzeado e na proteção da pele, deixando a mais saudável e prevenindo o envelhecimento.

O consumo de alimentos ricos em betacaroteno precursor da vitamina A, auxiliam na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele, sendo os mais cotados para uma manutenção do bronze perfeito. Além disso, são antioxidantes que fazem uma proteção aos danos celulares que a radiação solar provoca e assim previnem o envelhecimento da pele pela exposição ao sol.
 São eles: cenoura, abóbora, batata doce, beterraba, mamão e melão. Vegetais folhosos como couve, repolho, espinafre, brócolis e agrião também auxiliam no bronzeamento, embora tenham menor quantidade de betacaroteno. O consumo deve ser freqüente, porque apenas um dia de consumo não será suficiente para obter seus benefícios. O ideal é consumir de duas a três porções por dia.
Se o consumo de betacaroteno for excessivo, as palmas das mãos e pele podem adquirir um tom amarelo-alaranjado, devido ao armazenamento na pele. E ninguém quer parecer uma cenoura ambulante. Por isso o consumo deve ser equilibrado.

Mesmo sabendo da relação betacaroteno x bronzeamento, é importante que se mantenha uma alimentação com todos os nutrientes, ou seja, muito colorida, variada, rica em frutas e verduras. Dessa forma estamos fornecendo ao organismo vitaminas e minerais importantes para o bronzeamento e saúde. Para garantir o bronzeado perfeito no verão então, basta manter uma regularidade desses alimentos no cardápio diário, ou seja, consumir um pouco desses alimentos ao longo do dia para se ter uma reserva orgânica de betacaroteno e antioxidantes. E antes de se expor ao sol pode ser consumido um suco com vários desses alimentos para potencializar esse efeito.
Embora a alimentação auxilie no bronzeamento e proteção da pele, isso NÃO significa que o uso do protetor solar está dispensado e que a exposição ao sol possa ser em qualquer horário.
LEMBREM-SE: Evitar exposição ao sol das 11h às 15h e sempre use protetor solar, essas recomendações são importantíssimas e ditas por todos os dermatologistas. Hoje em dia existem nutricosméticos que auxiliam na proteção mas não exclui o uso do protetor solar.


Receitas para uma pele bronzeada e saudável no verão

Suco bronzeador
Ingredientes
1 copo pequeno de suco de laranja
1/2 beterraba crua
1 cenoura média
1 colher de sopa de óleo de semente de uva
Modo de preparo
Centrifugue a cenoura e a beterraba, misture ao suco de laranja e o óleo de semente de uva

Suco antioxidante
Ingredientes
½ cenoura
1 copo pequeno de suco de laranja
1 folha de couve crua
1 colher (sopa) de hortelã
1 colher de farinha de berinjela
1 colher de semente de linhaça
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Tome com gelo.

Vitamina do verão
Ingredientes
1/2 beterraba
1/2 cenoura
1/2 maçã
50 ml de suco de uva 100 % integral
1 colher (sopa) de salsinha
3 amêndoas
100 ml de água de coco

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Tome com gelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios