Anvisa Proíbe Inibidores de Apetite


Esta semana a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu a venda e fabricação de três inibidores de apetite derivados de anfetaminas (anfepramona, femproporex e mazindol). Em contrapartida, a sibutramina, até então proibida, foi liberada. Porém com maior controle do uso e da venda.

Após a publicação da norma pela ANVISA, que deve sair ainda essa semana, as farmácias terão um prazo de 60 dias para retirar os produtos das prateleiras.

Segundo a Agência a proibição se deu pela falta de comprovação da eficácia do medicamento no tratamento da obesidade. Esses medicamentos são um risco a saúde e superam os benefícios. Além disso, podem aumentar o risco de depressão e derrames, lesões no pulmão, aumento do risco de infartos e lesões na retina.

Já a sibutramina que foi liberada, e será monitorada por um ano, para análise do perfil de segurança do produto. Seu controle será mais rígido, onde os médicos e pacientes deverão assinar um termo de esclarecimento, onde o paciente confirma que recebeu as informações necessárias sobre o produto e por que foi receitado. Esse termo deverá ser apresentado na farmácia no momento da compra.

A sibutramina não deverá ser utilizada por mais de 60 dias e só pacientes com IMC (índice de massa corpórea) superior a 30 poderão consumir.

De acordo com a decisão, a sibutramina só poderá ser utilizada pelos seguintes grupos:

Ø  Obesos sem história de doença cardiovascular que não conseguem aderir a programas de emagrecimento;

Ø  Pacientes com diabetes ou intolerância a glicose;

Ø  Dislipidêmicos;

Ø  Hiperuricêmico;

Ø  Mulheres com ovários policísticos;

Ø  Pacientes com hepatite não alcoólica.

Já o grupo que está proibido de consumir:

Ø  Hipertensos;

Ø  Anoréxicos;

Ø  Bulímicos;

Ø  Síndrome do pânico;

Ø  Depressão;

Ø  Gestantes.

Relembrando, a sibutramina só pode ser consumida pelo primeiro grupo citado acima e com RECOMENDAÇÃO MÉDICA.

É importante citar que mesmo com o uso desse medicamento é necessário manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos. Dessa forma a perda de peso é mais eficaz e natural.

A reeducação alimentar é a melhor forma de melhorar a forma física e a saúde. Procure seu nutricionista!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios