Feira de Outrubro, o que comprar?




No Brasil temos fruta o ano inteiro, mas consumir as frutas da safra, além de bom para o bolso (as frutas em seu período de safra tem menor preço), é também bom para a saúde: a fruta da época utiliza menos agrotóxicos em sua produção, além de maior valor nutricional por estar em condições adequadas ao desenvolvimento, portanto com maior teor de vitaminas e minerais.
Outubro é época de: Abacaxi pérola, Abóbora, Abóbora japonesa, Abobrinha Italiana, Alho nacional, Alho- porró, Alface, Almeirão, Acerola, Alcachofra, Aspargo, Banana-nanica, Banana Prata, Batata doce rosada, Beterraba,Berinjela, Brócolis, Caju, Catalonha, Cebola nacional, Cebolinha, Cenoura, Chicória, Côco Verde, Coentro, Cogumelo, Couve,  Couve-de-bruxelas, Couve-flor, Erva-doce, Ervilha-torta, Escarola, Espinafre, Hortelã, Inhame,  Jabuticaba, Laranja pêra, Maçã nacional, Mamão papaia, Manga, Mostarda, Nêspera, Orégano, Pepino japonês, Pimentão amarelo, Rabanete, Repolho, Tangerina murcote, Tomate e Tomate caqui.
Exemplo do mês: Jabuticaba
Benefícios nutricionais:
Pouco calórica, é rica em cálcio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina C.
Valor gastronômico:
 Muito utilizada na  culinária para fabricação de  doces, sucos, geléias e licores.
Dica:
A jabuticaba estraga com muita facilidade, por isso dê preferência para o consumo no mesmo dia da compra. Para guardar por dois ou três dias, lave, enxugue bem e guarde na gaveta da geladeira. Na hora de escolher a fruta, prefira as que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras.
Receita:
Geléia de Jabuticaba
Ingredientes:
500g de jabuticaba lavadas
3 xícaras (chá) de água
3 xícaras (chá) de açúcar
Preparo:
Lave bem as jabuticabas e leve para cozinhar em fogo médio cobertas com água até estarem cozidas e começarem a abrir. Dispense a água e passe às frutas por uma peneira para formar uma calda. Leve a calda e o açúcar ao fogo por 20 minutos ou até formar uma calda grossa. Retire do fogo, deixe esfriar e guarde em potes bem tampados.

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