Aproveite o verão para melhorar a sua alimentação !



Hoje um post da Nutricionista Silvia Graças que nos enviou para publicação, espero que gostem!

Pode prestar atenção: o verão já está  aí e agora todo mundo fica preocupado em iniciar (ou manter) uma alimentação mais balanceada, saudável e até refrescante. A ideia é exibir saúde e boa forma.
Acredite: comer bem é fácil e o resultado pode ser notado por todos à sua volta.Então vamos lá: descubra uma atividade física agradável para perder calorias e siga as recomendações:
·                     Estabeleça uma rotina na alimentação
·                     Não esqueça de manter adequada a ingestão de água (cerca e 2 litros/dia) para uma boa hidratação do corpo e um bom funcionamento intestinal
·                     Tenha horários regulares e não esqueça de fracionar as refeições em porções menores
·                     Abuse das saladas (folhas, frutas e legumes)
·                     Prefira assados, grelhados e cozidos ao invés de frituras e empanados
·                     Evite doces e guloseimas
·                     Prepare os sanduíches sem maionese, molhos cremosos ou queijos gordurosos
·                     Substitua o sorvete cremoso por picolé de frutas
·                     Abuse das frutas, que são uma boa opção durante o intervalo das refeições principais
·                     Dê preferência ao óleo de girassol ou de canola e, para o tempero de saladas, utilize azeite de oliva extravirgem
·                     Inclua na alimentação diária alimentos ricos em fibras, como milho, aveia, feijão e outras leguminosas (ervilha, lentilha, grão de bico), palmito, ameixa seca, frutas na forma natural, verduras e legumes
Hidratação
Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, nosso corpo perde mais líquido – por meio do suor – e nossa necessidade de repor água, vitaminas e sais é bem maior.Principalmente nessa época do ano, devemos aumentar a ingestão de líquidos, evitando tomar água apenas quando estivermos com sede.
A sede já é um sinal de que o nosso corpo está desidratado e, possivelmente, com o funcionamento das células e dos órgãos prejudicado.Alguns alimentos precisam aparecer em maiores quantidades e frequência no verão – como frutas, legumes e verduras, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras alimentares.As frutas, assim como verduras, possuem maior quantidade de água, são mais refrescantes e fáceis de ser digeridas. As mais indicadas são: abacaxi, melão, melancia, laranja, pêssego, uva e coco verde, em razão do alto teor de líquidos e da capacidade de repor eletrólitos (principalmente sódio e potássio).Além de água, também podemos tomar chás e sucos. Vale lembrar que os sucos são ótimas fontes de vitaminas e minerais, porém alguns são altamente calóricos. Então, o ideal é não acrescentar açúcar. Em relação aos chás, prefira os claros (de ervas), que são mais hidratantes.
Saladas
Aumente o consumo de saladas cruas – ótimas fontes de vitaminas e fibras – e evite acrescentar produtos como maionese, queijos cremosos e molhos industrializados, devido ao alto valor calórico e à quantidade de gordura que apresentam. O ideal é que estes molhos sejam substituídos por limão, azeite de oliva extravirgem e ervas, como manjericão, hortelã e alecrim.
Comida de praia
O melhor é evitar o consumo de alimentos vendidos por ambulantes. Eles geralmente apresentam condições higiênico-sanitárias inadequadas e estão em má conservação, levando à contaminação por bactérias.Alimentos como pastel, outros salgados e frituras apresentam em sua composição gordura, sal e carboidratos refinados que são prejudiciais à saúde. O ideal é levar de casa frutas de fácil manuseio e pouca manipulação, como banana, pêra, pêssego, ameixa e maçã (em utensílios que mantenham uma temperatura adequada),biscoitos de polvilho também são uma boa opção e água é fundamental. Se preferir comprar algo na praia, escolha o coco verde,ele ainda é "a melhor pedida".Os sucos também são bons, por serem fontes de vitaminas e minerais, além de bem refrescantes e ótimos para hidratação.
Silvia Graças Gomes
Nutricionista CRN3- 31608/P
 Email: silvianutri@hotmail.com



Comentários

  1. uauuuuuu esta nutri é de mais, vou fazer tudo!!!Bjoss Karina

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho repassaremos a ela Karina.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios