Volta às aulas: o que colocar na lancheira? ( Renovado)




Montar uma lancheira saudável, embora pareça simples, não é tarefa fácil! Ainda mais que o grande atrativo das crianças e adolescentes na hora do recreio, além das brincadeiras com os amigos; é a cantina da escola.  A montagem da lancheira vai depender do horário em que a criança vai à escola e da refeição que fez anteriormente. As crianças que estudam de manhã, por exemplo, não têm o hábito de comer no café da manhã. Para essas, o cardápio deve ser completo. Um líquido, uma fruta, uma proteína (queijos, por exemplo), um carboidrato (pães e bolos). Se a criança teve um café completo ou se o lanche for ao período da tarde, pode escolher duas das opções.

O QUE NÃO COLOCAR  NA LANCHEIRA
Snacks e salgadinhos de pacote
Refrigerantes
Isotônicos
Balas
Bolos com recheios e cremes
Frituras
Bolacha recheada

Na hora de escolher os alimentos que irão compor a lancheira das crianças para irem à escola, é preciso usar a criatividade para que o lanche seja gostoso, atrativo e de preferência variado; para assim, fornecer a energia e os nutrientes que tanto precisam nessa fase de crescimento e desenvolvimento físico e mental. Uma alimentação adequada é essencial para suprir essas necessidades, garantir um bom desempenho escolar e cuidar da saúde, além de melhorar o desempenho escolar, uma boa alimentação previne a obesidade, doenças cardíacas de diabetes.

As lancheiras devem possuir o certificado de que são térmicas, geralmente presente na etiqueta. Ao embrulhar o lanche, prefira envolvê-lo em papel e depois colocar em um pote plástico. Se a criança for levar suco natural feito em casa, é preciso que a garrafa seja térmica, para conservar as vitaminas da bebida.

A lancheira ou lanche do seu filho deve conter pelo menos um alimento fonte de cada grupo alimentar, levando em conta as opções mais saudáveis.

Alimento energético: São os alimentos fonte de carboidratos, que fornecem glicose, a principal fonte de energia para o bom desempenho físico e atividade cerebral.
Alimento Construtor:  São ricos em proteínas, cálcio e ferro, nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequado.
Alimento Regulador:  Fornecem fibras, vitaminas e minerais que regulam todo o funcionamento do organismo e previne doenças.

Se a criança ou no caso dos adolescentes comerem em cantinas procure orientar por escolhas mais saudáveis como salgados assados, sucos naturais, levarem fruta na mochila, evitando assim o consumo exagerado de frituras ou salgadinhos industrializados e doces.

Seguem alguns exemplos de lanche
1º Opção
Suco de maçã , 2 bisnaguinhas com requeijão e 1 pêra.

2º Opção
Suco de caju, 3 biscoitos maisena e 1 cacho pequeno de uva.

3º Opção
1 caixinha de água de coco, 1 sanduiche (2 fatias de pão de forma integral com queijo branco e tomate), e 1 maçã.

4ºOpção
Suco de Abacaxi, 1 sanduiche ( 2 fatias de pão de forma, 1 fatia peito de peru, requeijão, alface picado) e fatias de manga.

5ºOpção
1 fatia média bolo de laranja, 1 pote de iogurte e 1 cacho pequeno de uva


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