Alimentação no Carnaval


O carnaval está chegando e nesta época do ano, a euforia do carnaval faz com que os foliões se esqueçam dos cuidados com a alimentação, colocando a saúde em risco. E para aproveitar a folia sem cansar o corpo e ficar naquele famoso mal estar, é importante que se faça uma boa preparação antes, durante e após o carnaval, ou seja, com uma alimentação adequada. Pois como já sabemos a ingestão de bebidas alcoólicas, comidas gordurosas, longa exposição ao sol, poucas horas de sono e alto gasto energético, agridem o organismo, causando estresse físico e debilitando o sistema imunológico, além de abrir portas para doenças e infecções.
1.       O importante é que se consuma antes da folia uma alimentação saudável e rica em carboidratos (pão, massas, batata, arroz, alimentos integrais, etc);

2.       Não descuidar da hidratação, pois neste período há uma perda muito grande de líquidos eliminados pelo suor. Portanto, beba bastante água mineral, água de coco, suco de frutas e isotônicos com moderação, antes, durante e após sua folia.

3.       Evite alimentos gordurosos (frituras, embutidos, carnes mal passadas, maionese, etc);

4.       Tomar muito cuidado com o excesso de bebidas alcoólicas, pois causam desidratação além de provocarem a famosa ressaca, dores de cabeça, dores de estômago e náuseas. Vale lembrar que quanto maior o teor alcoólico da bebida, maior o número de calorias.

Outra dica após o carnaval são os sucos desintoxicantes, pois são excelentes fontes de nutrientes e tem a função de limpar nosso corpo das impurezas obtidas durante esse período, facilitando assim o funcionamento de nosso organismo prevenindo das doenças e mantendo nosso bem estar.

Receita de suco desintoxicante

Ingredientes:
1 copo (200ml) de suco de laranja;
4 folhas de couve-manteiga;
½ cenoura crua sem casca;
½ mamão papaya;
½ maçã sem casca;

Modo de preparo:
Bata no liquidificador o suco de laranja e os outros ingredientes. Coe e bata novamente, adoce. Este suco é rico em ácido fólico, vitamina B e ajuda as células a oxigenar e melhorar nosso sistema circulatório.

Silvia Graças Gomes
Nutricionista CRN3-31608/P
Email: silvianutri@hotmail.com

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