Alimentação: quanto mais colorido for o seu prato, maior o benefício.



Todos já ouviram várias vezes que uma alimentação colorida é mais saudável por fornecer maior quantidade de nutrientes indispensáveis ao nosso organismo. A maioria de nós tem refeições monocromática e, geralmente, a cor predominante é o bege: batata, macarrão, pão etc. Pratos pálidos aceleram o processo de envelhecimento e abrem brechas para várias doenças, como câncer, diabetes, alteração de colesterol, entre outras. Em contrapartida, os alimentos coloridos contêm substâncias que previnem essas doenças. Por exemplo, vegetais alaranjados reduzem a incidência de câncer de intestino; alimentos verdes e amarelos combatem outros tipos de câncer; alimentos vermelhos e arroxeados são responsáveis por proteger o coração.
Veja abaixo o grupo de alimentos e seus benefícios:

ALIMENTOS VERMELHOS
São fontes de carotenoides precursores da vitamina A. Bom para o coração, memória, previnem o câncer e fortalecem olhos e pele, protegendo contra o envelhecimento precoce das células, além de estimular o sistema imunológico. O licopeno encontrado em alimentos desse grupo, ajuda na prevenção do câncer de próstata.
São exemplos: Acerola, Cebola vermelha, Cereja, Goiaba vermelha,, Grapefruit, Maçã, Melancia, Morango, Pimenta, Pimentão vermelho, Rabanete, Romã, Tomate, Uva vermelha.
ALIMENTOS LARANJA/ AMARELOS
Assim como os do grupo vermelhos os alimentos laranja são fontes de carotenoides, ricos também em vitamina C, que é um antioxidante e fundamental para a proteção das células.  Evitam alguns tipos de câncer como o de mama. Ajudam a manter a saúde do coração, visão e sistema imunológico.
São exemplos: Abacaxi, Abóbora, Abiu, Ameixa amarela, Batata baroa (mandioquinha), Batata doce, Batata inglesa, Caju, Carambola, Caqui, Cenoura, Damasco, Gengibre, Laranja, Mamão, Manga, Maracujá, Mexerica, Moranga, Melão, Milho, Nectarina, Pêssego, Pimentão amarelo, Sapoti, Tangerina.
ALIMENTOS ROXOS
Os alimentos adquirem tonalidade arroxeada e azulada em função da antocianina, que atua como antioxidante. Contém Niacina (vitamina B3 OU PP), Vitamina C, Minerais, Potássio. Mantém a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestorio, retardam o envelhecimento, grande parte dos alimentos desse grupo possuem poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas.
São exemplos: Alcachofra, Alface roxa, Ameixa preta, Alho roxo, Batata roxa, Berinjela, Beterraba, Cebola roxa, Framboesa, Lichia, Mirtilo, Repolho roxo, Uva roxa.
ALIMENTOS DE COR MARROM
Os alimentos de coloração marrom são ricos em vitamina E, vitamina antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento precoce das células do organismo e de doenças cardíacas e câncer.
São exemplos: gérmen de trigo, arroz integral, castanhas, nozes e cereais integrais. 
ALIMENTOS VERDES
Ricos em cálcio, ferro, fósforo, promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos, além de fortalecer ossos e dentes. Atuam na região do fígado, combatendo substâncias cancerígenas, e evitam câncer de cólon e mama.
São exemplos: Abacate, Abobrinha verde, Acelga, Almeirão, Alface, Azeitona verde, Brócolis, Cebolinha, Coentro, Couve, Couve chinesa, Couve de Bruxelas, Couve manteiga, Chuchu, Ervilha, Jiló, Kiwi, Limão, Maxixe, Mostarda, Pepino, Pimentão verde, Quiabo, Repolho, Salsa, Uva verde, Vagem.
ALIMENTOS BRANCOS
Ricos em vitaminas do complexo B e flavonoides que atuam na proteção das células. Auxiliam na produção de energia no funcionamento do sistema nervoso e inibem aparecimento de coágulos sanguíneos, inibem a formação de tumores intestinais, reduzem o risco de câncer e têm ação antibacteriana, antiviral e antiinflamatória.
São exemplos: Aipim, Aipo, Alho, Alho-poró,  Atemóia, Aspargo, Banana, Cará, Cebola, Cocumelo, Couve-flor, Endívia, Graviola, Inhame, Nabo, Pêra e Pinha.

Após conhecer todos esses benefícios, desfrute diariamente de uma alimentação rica em cores para ter uma melhor qualidade de vida.

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