O Perigo das Dietas da Moda



            
Hoje temos uma matéria enviada pela nutricionista Maysa Briante. As informações de contato vocês encontrarão no final da matéria. Aproveitem!!


Nossa sociedade se preocupa demais com o corpo e com padrões de beleza e não faltam dietas para incentivar cada vez mais. Mas isso não significa dizer que todas essas dietas são boas para a saúde, PELO CONTRÁRIO! As chamadas “dietas da moda” são geralmente dietas restritas em um ou vários tipos de nutrientes, ou seja, são nutricionalmente desequilibrados. 

Podem causar muitos danos à saúde como: diminuição do rendimento físico, sobrecarga do organismo, deficiências nutricionais, desidratação, desmaios, problemas cardíacos entre outros. 

Uma dieta com alimentos nutritivos em quantidades controladas é a alternativa ideal para quem deseja controlar o peso com saúde. Com as dietas da moda, a pessoa consegue uma perda de peso passageira, pois acaba tendo uma alimentação tão fora de seus padrões que, ao retornar à “vida normal”, volta a comer os tipos e a quantidade dos alimentos que a fizeram aumentar de peso. Muitos insistem em fazer essas dietas “exóticas” influenciadas pela propaganda, especialmente na televisão, e por artistas e pessoas com corpos esculturais. A rápida perda de peso decorrente dessas dietas incentiva o desejo de emagrecer a qualquer preço. O problema é que, nesses casos, trata-se de uma perda de água e músculo e não propriamente de gordura. Além disso, dietas muito restritivas e com pouquíssimas calorias podem provocar graves distúrbios alimentares, como anorexia nervosa e bulimia. O melhor caminho para controlar o peso continua sendo a reeducação alimentar através de uma dieta equilibrada, elaborada e orientada por um profissional capacitado. Tal dieta deve ser acompanhada da prática regular de atividade física. É preciso ter sempre em mente que não existem poções mágicas para emagrecer, ou seja, até hoje não se provou que as dietas populares ou da moda tenham alguma vantagem em relação a uma dieta bem balanceada. Nenhuma “mistura mágica” garante uma perda de peso mais efetiva do que uma dieta reduzida em calorias e equilibrada. Além disso, cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes e cada caso deve ser analisado individualmente por um nutricionista. 

Para finalizar, seguir uma dieta da moda faz você perder peso muito rápido é da maneira errada. E o mais importante esse tipo de dieta não faz você mudar sua "cabeça". Mude a sua ideia do que é bom é ruim na questão de alimentação antes que começar uma dieta.


Nutricionista  Maysa Briante
CRN3- 32851/P
Email: maysabnutri@hotmail.com
Blog: maysabriante@blogspot.com.br

Comentários

  1. Que bonito meninas, o blog de vocês!! Parabéns e sucesso!!!


    Milena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Milena, esperamos mais vezes sua visita
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios