Retenção de Líquido!! Você Sofre com Isso?




A retenção de líquido, ou retenção líquida ou hídrica, é um problema significativo e atualmente afeta diversas pessoas. Pode ser considerada uma grande vilã para mulheres, por que além de trazer prejuízos à saúde, eleva o ponteiro da balança para as alturas. Mas também atinge homens.
Alterações hormonais podem causar a retenção. É o que ocorre no período pré-menstrual. Porém, existem diversos outros problemas que podem levar a essa retenção de líquidos e estes merecem mais atenção, pois podem estar associados a alterações no estado de saúde dos indivíduos e inclui-se nesta lista à hipertensão arterial, funcionamento deficiente da tireoide, doenças renais, uma má alimentação, sedentarismo e até mau funcionamento do coração e fígado.
Outro processo que é citado neste controle é a concentração do íon sódio no sangue e sua regulação está associada à quantidade de água corporal. Quando a concentração do sódio aumenta, dois mecanismos são ativados: secreção do Hormônio Antidiurético (ADH) e estimulação da sede, isso leva a um aumento da retenção de água e em pessoas com problemas de retenção de líquido o quadro pode ser agravado.
 Atenção!!
A cerveja tem ação diurética inicialmente. Quando se toma alguns chopes, a ida ao banheiro é inevitável – isto ocorre porque ela é basicamente feita de água. Mas a cerveja também contém muito sódio, o inimigo número um de quem tem tendência a reter líquidos, e no dia seguinte o inchaço aparece.
Saiba quais alimentos agravam o problema:
Ø  Alimentos embutidos e industrializados (como salame, mortadela, bacalhau, carne seca e enlatada). Por terem alto teor de sódio, no caso da carne enlatada, conservantes;

Ø  Frituras, ketchup e mostarda;

Ø  Alimentos como achocolatado, guaraná, chá mate e café;

Ø  Doces produzem maior quantidade de toxinas no organismo;

Ø  E leite, batata doce, couve, couve-flor e repolho causam a sensação do inchaço devido a fermentação.
Como melhorar?
É indicado o consumo de alimentos que tenham em sua composição 90% de água, isso porque os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. Para um bom funcionamento deles, é necessário uma dieta rica em água e alimentos com alto teor.
Ø  Laranja, melão, melancia, abacaxi, manga, banana e pêra;

Ø  Chás verde, branco e cavalinha;

Ø  Alimentos com fibras: aveia, granola, ameixa seca e uva;

Ø  Abobrinha, tomate, pepino, agrião, rúcula, almeirão.

Lembre-se!!
Beba bastante água;
Evite alimentos ricos em sódio (na hora da compra atente-se ao rótulo: se o produto tiver mais que 400mg de sódio por 100g de produto, é considerado de teor alto);
Pratique atividades físicas.

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