Sal x Sódio




Uma dúvida compartilhada por muitas pessoas é a diferença entre sal e sódio, se há ou não diferença e o que realmente faz mal. Hoje esclareceremos essas dúvidas.


Sal é a combinação de sódio (Na) e cloro (Cl), ou seja cloreto de sódio (NaCl). Ambos são usados indiscriminadamente. Cada 1g de sal contém 400mg de sódio.


O sódio tem um papel importante em várias funções do organismo, principalmente no equilíbrio entre os fluidos celulares e extra-celulares. Atua na transmissão de impulsos nervosos em todo o corpo, permitindo o bom funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais.


Já o cloro (Cl), o outro mineral presente no sal, também é essencial. Fundamental para o processo digestivo, no estômago ele é a base do suco gástrico, que quebra e ajuda a digerir os alimentos. O cloro também aumenta a capacidade do sangue de carregar gás carbônico das células para o pulmão.


O sódio e o cloro, juntos na forma de sal, estão presentes em todos os tecidos e fluidos do organismo humano, por exemplo, o suor e as lágrimas.


Os produtos industrializados podem ser fontes ricas em sódio. Por isso é importante atenção aos rótulos, e analisar o percentual de sódio oferecido por porção.


Por exemplo: Tabela de VD (valor diário) 35% de sódio em 100g de determinado produto. Significa que em apenas 100g de um produto, você estará ingerindo 35% de sódio necessário no dia.


ATENÇÃO: A recomendação de sódio é de 1,6 à 2,4g por dia, isso significa de 4 à 6g de sal por dia. Isso equivale a 1 colher de chá de sal/dia.


Veja quais os alimentos industrializados mais ricos em sódio:

50g de salame = 575mg de sódio

50g de presunto magro = 700mg

30g de biscoito salgado = 475mg

30g de picles = 440mg

30g de azeitona verde = 925mg

1 pacote de macarrão instantâneo = 1400mg


Como podemos observar o sódio é essencial em nossa vida, porém o excesso, como tudo, faz mal, e esse mal se chama hipertensão. Uma doença que cresce a cada dia e mata também. O sódio é que está ligado diretamente ao quadro de hipertensão, além de problemas como derrame cerebral, catarata, problemas renais e até câncer gástrico. Mas lembrando que isso acontece por excesso.


Todos devem ter atenção quanto ao consumo de sal e sódio, em especial quem sofre de hipertensão. Que será um assunto para um próximo post.


Portanto:


Ø  Fiquem atentos aos rótulos;

Ø  Abuse de ervas e condimentos, podem dar um sabor novo ao alimento;

Ø  Analise se é possível reduzir a quantidade de sal de determinada preparação;

Ø  Evite o saleiro na mesa durante a refeição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios