Como driblar às mudanças de temperatura




Ta quente demais! Tá frio demais!!  Estamos passando por mudanças bruscas na temperatura nesses últimos dias, portanto viemos dar umas dicas de alimentos que vão ajudar a imunidade ficar melhor contra infecções, viroses, gripes .....e todo o pacote completo que vem com as mudanças de temperaturas.


  • ü  Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidantes que aumentam a resistência do organismo.
  • ü  Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.
  • ü  Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.
  • ü  Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmem de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.
  • ü  Tomate, rico em licopeno, é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.
  • ü  O ômega-3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
  • ü  A castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo.
  • ü  Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
  • ü  A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.
  • ü  Beber líquidos durante qualquer estação do ano ou do dia. Assim evitando infecções de vias aéreas, se umidade do ar está baixa o sistema cardiovascular pode ficar prejudicado por acumulo de poluentes no organismo.
  • ü  Em idosos, a alteração da temperatura pode ser ainda mais perigosa. As doenças nos idosos são sempre mais comprometedoras, porque eles têm um sistema imunológico mais fraco. Uma rinite ou sinusite pode elevar para uma pneumonia, o que é perigoso, além de aumentar a incidência de infartos e AVC em dias muito quentes e baixa umidade do ar.
  • ü  Portanto hidratação em crianças, adultos e idosos é muito importante e alimentação balanceada aumenta a imunidade para mudanças tão bruscas nas temperaturas.

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