Benefícios da Abóbora







  Outubro é o mês do Halloween, mais conhecido aqui no Brasil como “Dia das Bruxas”, e aproveitamos a data para falar um pouco mais sobre o símbolo da época: a abóbora.
A abóbora é um vegetal da família das curcubitáceas (plantas rasteiras ou trepadeiras), cuja  sua origem é da América  Central.  Possui talo (parte que liga a fruta à planta) oco e com grandes folhas verdes.  Tem tamanho e formato diferente conforme a variedade, porém sua forma mais comum é redonda, um pouco achatada em cima e embaixo; quanto à cor pode ser verde, amarela, vermelha, branca, alaranjadas ou com listras coloridas. Em geral tem a superfície lisa (apenas algumas variedades tem superfície rugosa) e aparência de gomos.
Por serem espécies de polinização cruzada, há grande variedade de formas, cores e textura dos frutos, bem como em outras características das plantas, sendo as espécies mais conhecidas a Cucurbita moschata (abóboras), Cucurbita maxima (morangas) e Cucurbita pepo (abobrinha).
 É rica principalmente em  vitamina A, complexo B (B1B2) e vitamina C. Também é rica em minerais, como fósforo, potássio, cálcio, silício, magnésio, ferro.
Por conter boas quantidades de nutrientes antioxidantes, o consumo de abóbora parece estar associado a uma redução no risco de certos tipos câncer, doenças cardiovasculares, derrames (AVC) e problemas oculares, como a catarata. Alguns estudos mostram que as fibras da abóbora ajudam a diminuir a sensação de fome e, por isso, contribuem para dietas que visam perda de peso.
Graças às gorduras insaturadas presente em suas sementes e no óleo extraído delas a abóbora está associada à promoção da saúde cardiovascular, e são essas gorduras que controlam os níveis de colesterol no sangue, contém boa quantidade de ferro e zinco.
Já o ferro e o zinco, presentes na abóbora, estão relacionados, respectivamente, a formação adequada glóbulos vermelhos que levam oxigênio para todo organismo e ao bom funcionamento do sistema imunológico.
Variedades
No Brasil, é possível encontrar a ABÓBORA SECA (maiores, pesando até 15 kg, e muito usadas no preparo de doces), a BAIANINHA (pequenas, compridas e de casca rajada) e a JAPONESA, ou KABOTIÃ, de casca verde-escura, muito usada no preparo de pratos salgados.

Como Escolher
Ao escolher a abóbora, a casca deve ser lisa, sem manchas e sem brilho (as brilhantes indicam que o vegetal foi colhido muito cedo).
Observe também o tamanho: abóboras muito grandes tendem a ser menos saborosas.
Se preferir adquirir o vegetal em pedaços, observe se têm aspecto fresco, sem manchas escuras nas bordas.

Como Conservar
A abóbora inteira mantém-se bem fora da geladeira. Picada pode ser conservada por alguns dias na geladeira dentro de saco plástico.
Se preferir, os pedaços podem ser congelados crus, pré-cozidos ou em forma de purê.

Dicas de Preparo
Retire a casca da abóbora com o auxílio de uma faca e corte em fatias, retirando as sementes e o miolo fibroso. Reserve as sementes para torrá-las com sal e servir como aperitivo. A polpa pode ser cozida em pouca água ou no vapor, mas também pode ser assada: dessa forma os sabores ficam mais apurados.
Caso queira preparar um purê, sopa, os pedaços de abóbora podem ser refogados e abafados por alguns minutos. Para a sobremesa, doce de abóbora com coco que pode sofrer variações como o doce de abóbora em calda e o doce de abóbora com leite.

Seguem duas receitas fáceis para testarem

Salada de abóbora
Ingredientes
· 4 xíc. (chá) de abóbora moranga ou pescoço em cubos
· 2 col. (sopa) de azeite extravirgem
· Limão, sal e ervas frescas (sálvia, salsinha e cebolinha) à vontade

Modo de fazer
Cozinhe a abóbora até ficar al dente. Escorra a água e tempere a abóbora ainda quente. Sirva fria.


Purê de abóbora
Ingredientes:
80g de abóbora
sal e pimenta a gosto
1 colher (sopa) de iogurte natural desnatado
Preparo:
Cozinhar a abóbora na água com sal até amolecer.
Amassar bem e misturar com o iogurte até ficar na consistência desejada.







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