Alimentação Pré e Pós Exercício Físico



Recebemos muitos emails e mensagens com dúvidas sobre o que comer antes e depois do exercício. Mas que não seja suplemento alimentar e que se encaixe nos horários apertados do dia-a-dia, que seja prático, rápido e gostoso. Parece muita exigência, né?! Mas na verdade é bem simples de conciliar a correria do trabalho, faculdade, cursinho, família e etc.

Vale lembrar que todas as refeições do dia são importantes para quem quer emagrecer ou desenvolver massa muscular. Isso quer dizer que devemos ter atenção da hora que acordamos até a hora que vamos dormir.

Antes de qualquer exercício é preciso uma refeição rica em carboidrato. Os carboidratos simples (ex: pão branco) são indicados para exercícios até 45 min depois da refeição. Já os complexos (integrais) podem ser consumidos até 1:30h /2h antes. Claro que isso depende da quantidade a ser ingerida, tipo de esporte praticado e objetivo do exercício, fato que deve ser avaliado por um nutricionista. Após as principais e maiores refeições exercite-se depois de 2 a 3 horas. Após lanches e refeições intermediárias, espere cerca de 30 minutos.

Exemplos de alimentos a serem ingeridos antes da atividade física: Biscoitos, pães, macarrão, cereais, açaí...

Após o exercício o corpo pede por carboidrato e proteína. O ideal que seja uma combinação dos dois, porém nesse caso o tipo de carboidrato ideal é o simples (farinha branca). Isso porque a absorção é mais rápida e com isso facilita a absorção da proteína ingerida.

A proteína deve ser magra para que seja melhor absorvida e não desvie do foco do exercício (emagrecer ou desenvolver massa).

Exemplos: barras proteicas, iogurtes desnatados com frutas, pão branco com peito de peru ou queijo branco ou ricota.

É bom deixar claro que se exercitar em jejum não ajuda no emagrecimento e pode sim causar problemas como lesões, que podem te afastar dos treinos.

·         Função do carboidrato antes: manter os estoques de glicogênio muscular (combinação de moléculas de glicose),ele é responsável por fornecer energia ao corpo.

·         Função do carboidrato depois: repor o glicogênio utilizado no exercício e aumentar a glicemia, com isso a absorção das proteínas é facilitada.

·         Função da proteína: reparo e aumento muscular.

Lembrem-se, somente o Nutricionista pode prescrever uma alimentação adequada, de acordo com seus objetivos e esportes. Procure o seu e comece agora sua reeducação.

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