Benefício das Nozes




Chegando época de Natal e já estão nas prateleiras dos mercados, gôndolas as oleaginosas, como Nozes, Castanhas, Avelã..
Pensando nos Benefícios das oleaginosas como já foi falado no post Frutas Oleaginosas separamos a Noz . Embora as nozes importadas, que são a maior parte das nozes vendidas no Brasil, possam ser encontradas o ano todo, há maior oferta na época do Natal, por haver maior demanda nesse período.
A noz é uma oleaginosa que se encontra no interior de uma casca dura e resistente, na qual está a parte comestível.  Ela apresenta um misto de minerais e vitaminas que são essenciais a uma alimentação saudável.
A noz é um alimento vegetal com grande quantidade de antioxidantes, como o ômega-3, polifenois e também em nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras mono-insaturada e poli-insaturada, vitaminas e minerais. É benéfica para as veias e artérias, incluí-las no cardápio pode contribuir para manter o colesterol normal, além de prevenir contra doenças crônicas, como diabetes e doença de Parkinson.
Também apresentam boas concentrações de vitamina E, alfa-tocoferol, sendo a forma de melhor absorção e utilização dessa vitamina. Além de serem repletas de proteínas, fibras, cálcio e zinco. Estudos mostram que o consumo adequado de nozes pode diminuir o (LDL) colesterol ruim e ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, promovendo assim uma vida mais saudável. Contêm ainda  minerais como: Ferro essencial para o transporte de oxigênio e formação de glóbulos vermelhos no sangue; Fósforo  que tem papel fundamental na saúde de ossos e dentes e auxilia a regeneração de tecidos; Zinco, fundamental para o sistema de defesas do organismo e para a fabricação do material genético;  Cálcio que é fundamental para a saúde de ossos e dentes, Potássio e sódio.
Os benefícios do consumo das nozes:
  •   Reduz a tendência das placas de gordura se aderir às artérias;
  •           Reduz os níveis de triglicérides, colesterol total e colesterol LDL;
  •    Por ser rica em gorduras insaturadas, aumenta os níveis de colesterol HDL;
  •  Podem auxiliar na prevenção do diabetes, pois as gorduras presentes nas nozes melhoram a estabilidade da insulina e da glicose;
  •   Reduz a formação de radicais livres;
  •    Estimula o sistema imunológico;
  •  Tem ação antiinflamatória.

É importante não consumir quantidades elevadas, pois as nozes são alimentos extremamente calóricos,podendo levar ao ganho de peso 100 g de nozes contem cerca de 650-698 Kcal. Então, as nozes devem fazer parte de uma dieta balanceada, rica em vegetais, legumes, verduras, alimentos integrais, peixes e carnes magras. Por isso é necessário moderação no seu consumo, ingira cerca de 3 a 5 nozes por dia, essa quantidade já é essencial para manter benefícios lembrando que devem ser bem mastigadas.
Variedades
A Noz Da Nogueira é a que, no Brasil, é chamada simplesmente de noz. Com casca arredondada e com a semente bem enrugada, com uma forma que lembra a do cérebro humano, é considerada um fruto típico do Natal.
A Noz Pecã, originária da América do Norte, com formato oblongo, tem semente de cor mais escura e menos enrugada do que a noz da nogueira.
A Macadâmia, nativa da Austrália, é bem redonda e pequena. A casca é lisa, assim como a semente, que tem um tom amarelado.
Como Escolher
Escolha nozes que são pesadas em relação ao seu volume. A casca deve estar inteira, sem rachaduras ou manchas.
Se possível, verifique o odor desprendido pelas nozes. Se estiver rançoso, elas já estão velhas.
Como Conservar
Nozes já descascadas devem ser guardadas em um recipiente hermeticamente fechado, de preferência na geladeira, onde podem durar por até seis meses. No congelador, podem ser conservadas por cerca de um ano. A noz com casca pode ser conservada em local fresco, seco e ao abrigo da luz. Se estiver muito calor, pode ser guardada na geladeira.

Fonte: Adaptado de Nutrição em Foco.
            Enciclopédia de Nutrição Nestlé.

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