Hipertensão e Alimentação







Bom Dia amigos, atendendo a pedidos fizemos um post sobre alimentação e hipertensão,sempre que possível estaremos explicando melhor pois é um assunto de larga amplitude quando se fala em alimentação. Claro que não exclui a ida ao Nutricionista e ao Médico, esteja sempre atento a essa doença silenciosa aferindo a pressão sempre que puder.
Quando pensamos em hipertensão arterial não podemos esquecer sua relação com o excesso de sal. Muitas vezes, quando o médico aconselha tirar o sal da comida, pensamos apenas no sal da preparação dos alimentos. Mas será que é somente aí que encontramos o sódio? Não podemos esquecer que a substância do sal, o sódio, nem sempre tem o gosto salgado. É só pensarmos no catchup, na mostarda e no refrigerante. Quem costuma utilizar adoçantes deve ficar atento a substância do adoçante que está consumindo. É necessário evitar sacarina sódica e o ciclamato de sódio. Se vocês repararem, estas substâncias estão presentes nas marcas mais famosas e na maioria dos alimentos diet e light dos supermercados.
O controle da pressão arterial é um dos passos fundamentais para a prevenção de doenças do coração e acidentes vasculares (derrames). Para controlar os níveis da pressão arterial é importante associar ao medicamento uma alimentação saudável que priorize determinados alimentos que são considerados aliados no controle da mesma. Não é só controlando o sal que o tratamento nutricional estará sendo feito adequadamente. Você não pode esquecer de ter uma alimentação saudável. Comer de 3 a 5 porções de frutas por dia, vegetais crus e cozidos no almoço e jantar, preferir alimentos integrais, cereais inetegrais, aveia e evitar frituras e excesso de óleo nas preparações dos alimentos, e ingerir no mínimo 2 Litros de água por dia, evite fumar.

Seguem mais algumas dicas a fim de reduzir o consumo de sódio:

No supermercado:
  • Leia os rótulos cuidadosamente. Procure um produto similar com menos sódio, para a mesma porção;
  • Compre vegetais frescos e congelados sem sal adicionado. Os vegetais enlatados são ricos em sódio porque o sal é adicionado durante o processamento para conservação;
  • Evite preparações instantâneas, congeladas ou enlatadas;
  • Procure ervas e especiarias exóticas, que você ainda não tenha experimentado, para enriquecer seus pratos com sabor e diminuir no sal. Manjericão, tomilho, coentro, sálvia, alecrim são alguns exemplos.
Na cozinha:
  • Reduza a quantidade de sal e temperos prontos industrializados contendo sódio em suas preparações e receitas;
  •  Utilizar  ervas e especiarias, suco de limão, vinagre ou vinho;
  • Use ingredientes frescos sempre que possível.
Na mesa:
  • Prove a comida antes de alcançar o saleiro. Se você está realmente comprometido em diminuir o sódio, nem mesmo coloque o saleiro na mesa. Com o tempo, você não irá sentir falta do sal extra que sempre adicionou;
  • Use margarina sem sal;
  • Cuidado com os condimentos comerciais como mostarda, catchup, molho de saladas e outros molhos;

No restaurante:
  • Esteja familiarizado com os alimentos que são pobres em sódio e faça suas seleções desses itens;
  • Escolha carnes grelhadas ou assadas; evite à milanesas, churrascos ou carnes com molhos;
  • Fast Food são freqüentemente ricas em sódio. Evite-as ou escolha uma porção pequena;
  • Solicite que todos os alimentos sejam preparados sem sal;
  • Caso você coma uma refeição rica em sódio, balanceie o resto do dia com refeições pobres em sódio.  
O que não pode faltar no cardápio? 

Leguminosas: comer uma xícara de feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha e outras leguminosas, pode reduzir o risco de doença cardíaca e melhorar o controle da pressão arterial. Elas são boas fontes de potássio que ajuda a regular a quantidade de água dentro das células, melhorando o controle da pressão arterial. 

Gergelim: o óleo de gergelim auxilia na redução do colesterol total e do colesterol LDL, pois é fonte de ácidos graxos insaturados ômegas 3, 6 e 9. Naturalmente fonte de vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres. Reduz o risco de aterosclerose e evita a oxidação do LDL, prevenindo infartos. Saboroso, pode ser usado em saladas, pratos frios e massas. 

Cacau: esqueça o café, passe a utilizar o cacau em pó. Os flavonoides, presentes no cacau, ajudam os vasos sanguíneos a funcionarem melhor, o que reduz a pressão sobre o seu coração. Fonte ainda de catequina e epicatequina que auxiliam na redução da agregação plaquetária e no controle dos níveis de colesterol. 

Sal Light: uma dieta de mais de 2.200 mg de sódio por dia pode danificar os vasos sanguíneos, aumentando o risco de desenvolver pressão alta. O sal light é uma opção, pois possui apresenta redução da quantidade de sódio, porém lembre-se que ele deve ser utilizado com moderação. 

Suco de Uva Integral: Fontes de resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que neutralizam os radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando no controle da pressão arterial e prevenindo doenças cardiovasculares. 

Romã: o consumo diário do suco da fruta auxilia na redução das taxas de LDL, a fração do colesterol associada ao entupimento dos vasos. Os antioxidantes existentes na fruta são bastante eficientes para proteger o organismo dos radicais livres. 

Iogurte: troque as opções de lanches como salgados fritos, biscoitos salgados e doces açucarados por uma porção de iogurte desnatado. 


Semente de chia: fonte de ômega 3 que é um vasodilatador suave e auxilia no controle da agregação plaquetária. Atua na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão arterial. 

Alho: rico em alicina (antioxidante). Impede que o colesterol se fixe na parede das artérias evitando o entupimento dos vasos. Aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e reduzindo a pressão arterial. Pode ser encontrado na forma de cápsulas. 

Cebola: assim como o alho, auxilia na redução do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Também ajuda na redução da pressão arterial e colabora para evitar o entupimentos das artérias.

Comentários

  1. Muito bom o poat, vou começar a fazer uso de algumas dicas que nao sabia.
    Obrigada
    Cris nunes

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Cris, a intenção é essa esclarecer.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. This site was... how do you say it? Relevant!! Finally
    I've found something that helped me. Thanks a lot!

    Also visit my web-site: http://funinme.com/index.php?do=/blog/73006/how-to-consume-the-ideal-food-items-to-create-muscle-mass/
    Also see my web page - Adocu.com Nano-Blogging

    ResponderExcluir
  4. We were happy to have helped you, Thanks!! keep visiting us

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios