Gersal






 Bom Dia Pessoal, continuando na linha de raciocínio do post anterior sobre hipertensão; Vocês sabem o que é Gersal?

Nada mais é do que um tempero, é ótimo para quem tem retenção de líquidos ou é hipertenso, substitua o uso do sal comum pelo gersal e você vai sair ganhando.
Condimento feito de semente de gergelim e sal. Para seu preparo, as sementes de gergelim são tostadas até dourar.  A mistura é tostada e novamente moída (em moedor ou aparelho próprio), Pode ser usado em cremes, sopas, arroz.
Com a mistura, além de reduzir a proporção de sal pela metade (ou menos, dependendo das medidas usadas) conseguimos enriquecer as preparações com outros nutrientes, principalmente o cálcio. O gergelim é uma das melhores e mais biodisponíveis fontes deste mineral que temos. 
O Gersal é uma ótima e criativa maneira de se introduzir este alimento funcional na nossa alimentação e aumentar a oferta de cálcio na alimentação. E o melhor. É incrivelmente simples e prático de fazer.
Originalmente, o Gersal deve ser feito com sal marinho, mas o sal comum também tem sido utilizado e o efeito é praticamente o mesmo. Quanto ao sabor, não se preocupem. Não há perda de sabor com a substituição do sal de cozinha pelo Gersal. Pelo contrário. O gergelim agrega um sabor especial às preparações.
Entre os principais benefícios que o Gersal pode oferecer podemos destacar sua composição rica em diversas substâncias, tais como proteínas, vitaminas, fibras e minerais como ferro e cálcio.  
Uma boa indicação de uso do Gersal é a sua mesclagem em dietas de baixo valor calórico, pois não engorda e assegura a ingestão de diversos nutrientes que podem faltar em uma dieta.
Já existem marcas de Gersal prontas à venda em lojas de produtos naturais e casas do gênero. Mas é tão simples de se fazer que não há necessidade de se comprar o produto industrializado.

Segue abaixo algumas receitas fáceis para fazer em casa e testarem em substituição ao sal. Quantidade mais ou menos indicada de Gersal, 1 colher de chá.

Gersal Básico

Ingredientes
13  colheres de sopa de gergelin
1 colher de sopa de sal de cozinha 

Modo de fazer:
Pegue uma frigideira e leve ao fogo médio. Despeje lá os gergelins, e fique mexendo com a colher de pau por um tempo, até que eles dourem. Depois bate no liquidificador junto ao sal de cozinha, e está pronto.

Gersal incrementado
120 gramas de linhaça
100 gramas de gergelim branco cru sem casca
50 gramas de gergelim preto cru (pode ser com casca)
50 gramas de semente de abóbora tostada sem sal
50 gramas de semente de girassol crua

Modo de preparo
Bater bem no liquidificador, em baixa velocidade, a linhaça e o gergelim branco e preto, até que virem uma farinha. Coloque toda a farinha no pote. Agora, bata levemente a semente de abóbora e a semente de girassol, para que sejam quebrados grosseiramente. Misture tudo no pote e acondicione em geladeira.

Comentários

  1. Muito nteressante essa dica , vou procurar fazer ou comprar para testar.

    ResponderExcluir
  2. Muito nteressante essa dica , vou procurar fazer ou comprar para testar.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou, depois nos conte o que você achou e como foi sua experiência.
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios