Saiba o que são Prebióticos e Probióticos




Diante das dúvidas quanto à diferença entre prebióticos e probióticos, vamos esclarecer no post de hoje quais as diferenças e benefícios oferecidos por esses alimentos considerados funcionais.

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.

Os prebióticos são fibras alimentares solúveis (carboidratos) resistentes às enzimas digestivas do nosso organismo, ou seja, não são digeridos nem absorvidos pelo corpo. Eles servem para ajudar na formação do bolo fecal, contribui com a consistência normal das fezes, prevenindo a diarreia e a constipação intestinal, melhoram o transito intestinal, diminuem os triglicérides sanguíneos, regulam também a glicemia e participam da formação de bifidobactérias* no intestino, melhorando a imunidade dos indivíduos, pois reforçam a flora bacteriana intestinal.

* bifidobactérias: bactérias que suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.

Exemplos de prebióticos são: frutoologosacarídeos (FOS) e a inulina. Os FOS são obtidos a partir da hidrólise da inulina. Os frutooligosacarídeos estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. A inulina é um polímero de glicose extraído principalmente da raiz da chicória, é encontrada também no alho, cebola, aspargos e alcachofra. A inulina extraída da chicória é produzida comercialmente e pode ser consumida por diabéticos como substituto do açúcar por conter de 1 a 2 kcal/g.

Os probióticos são microorganismos vivos (bactérias) que agem de forma benéfica, principalmente no intestino. Ajudam a reforçar o desenvolvimento de bactérias saudáveis, aumentando a resistência imunológica contra agentes estranhos que possam vir a debilitar o organismo, possuem efeito funcional benéfico equilibrando a flora intestinal, atuando no controle do colesterol e na redução do risco de câncer. Em alguns produtos ou suplementos alimentares o consumidor poderá encontrar a composição de pré e probióticos associados em um só produto, essa união é chamada simbiótico.

Vários microorganismos são usados como probióticos, entre eles bactérias ácido-lácticas, bactérias não ácido lácticas e leveduras. As mais conhecidas bactérias que exercem as funções no organismo são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus.

Os probióticos normalmente têm pouco tempo de duração e, por isso mesmo, devem ser mantidos bem refrigerados. Ao serem ingeridos através dos alimentos, vão para o intestino e ali somam-se à flora já existente, sem se fixarem, equilibrando-a e, com isso, auxiliando no trabalho de absorção dos nutrientes.

Os probióticos podem ser componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurte, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas. Os leites fermentados são o principal exemplo de fonte de probióticos. Mas é preciso manter uma espécie de ritual de ingestão diária destas substâncias para que os efeitos desejados se comprovem.

Uma flora intestinal regular e saudável protege contra doenças como fecaloma (endurecimento das fezes), aumentam a resistência contra GECAS (gastroenterocolite aguda), diminuem a incidência de câncer de cólon, melhoram a absorção dos alimentos no trato gastrointestinal, oferecendo mais saúde e menos doenças.

 

Comentários

  1. Their products are well designed and manufactured using the best materials and techniques.
    Distinctive and fashionable, baby diaper bags in
    camo designs are perfect for dad. To do this I still put a large plastic bag in my backpack and pack everything in this.


    Have a look at my page ... Drawstring Backpack

    ResponderExcluir
  2. Kinetic watches are considered as great investment and energy-saving gadgets, but
    the solar-powered models can easily compete with them.

    The hues range from subtle white or black to vibrant shades of red, orange, and yellow.
    The company was his legacy and he taught his sons the art of
    watch making as well.

    Look into my web-site tag heuer

    ResponderExcluir
  3. I'm amazed, I must say. Rarely do I encounter a blog that's both educative
    and entertaining, and without a doubt, you have hit the nail on the head.

    The issue is something too few people are speaking intelligently
    about. I'm very happy I stumbled across this in my search for something regarding this.

    Also visit my web-site: Muscle Extreme

    ResponderExcluir
  4. Thank you.... we are happy u enjoyed

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios