Dia dos Pais: Alimentos Importantes para saúde do Homem






Muito se escreve, e lê, sobre alimentação para a mulher em suas diversas fases. Mas com a proximidade do Dia dos Pais, resolvemos falar um pouco sobre como a alimentação pode ajudar os homens a ter mais disposição e a prevenir algumas doenças. De modo geral, a quantidade dos principais nutrientes necessários para homens é muito mais do que a das mulheres.
Na última década a expectativa de vida do homem brasileiro aumentou em quase quatro anos, correspondendo hoje a 74 anos de vida, o que é uma boa notícia. Mas com a idade aumentam também os riscos do surgimento de doenças cardiovasculares, de câncer de próstata, de pele e diabetes.
Então, para garantir uma vida longa e saudável, cuidados com a alimentação e hábitos de vida são fundamentais. Uma dieta balanceada e a prática regular de exercício físico são o pontapé inicial para se viver mais e com mais saúde.

Vamos à alguns exemplos:

Omega 3
O ômega-3, um tipo de gordura essencial, mas que não é produzida por nosso organismo, daí a recomendação do uso desse suplemento. Ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas, reduz o triglicérides, o colesterol e os níveis de homocisteína, além de proteger o sistema cardiovascular de inflamações.
Em um estudo, uma dieta com baixo teor de gordura, mais uma dose diária de 5 gramas de Óleo de peixe  fonte de Omega 3, reduziu a proliferação de células de câncer de próstata em pacientes que aguardavam cirurgia. Outro estudo revelou que em pessoas jovens e saudáveis o óleo de peixe reduziu não apenas os marcadores de inflamação, mas também a ansiedade.

Frutas oleaginosas
Castanhas, amêndoas, nozes são fontes de ômega 3 e auxiliam na redução da pressão arterial, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. A taxa de triglicérides elevada e a hipertensão também são fatores de risco para doenças.

Licopeno
Um carotenoide encontrado no tomate, mamão e outros alimentos avermelhados, o licopeno parece aumentar a atividade antioxidante no organismo, protegendo contra danos ao DNA. Estudos mostram que, em homens, o consumo de 10 tomates por semana tem efeito protetor contra câncer de próstata. O consumo de licopeno também reduz riscos de doenças cardíacas e protege a pele contra os danos de raios UV.
Vegetais verdes
 Brócolis, espinafre, almeirão, rúcula são exemplos de vegetais verdes ricos em vitamina E. A vitamina E é um poderoso antioxidante e estudos mostram que homens que comem mais frutas e verduras, ricos em antioxidantes, têm um esperma de melhor qualidade, aumentando assim a fertilidade.

Zinco
É um mineral importante para a saúde da próstata. Suas principais fontes alimentares são ostras, grão de bico e demais leguminosas, semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas, semente de gergelim, tahine e chocolate amargo.

Vitamina D
A deficiência em vitamina D está relacionada a uma piora da saúde óssea, a menos força muscular e a um sistema imunológico debilitado. Atualmente a deficiência também vem sendo relacionada à diabetes, a quadros de depressão e a maior risco de doenças do coração.
Em geral, a exposição à luz solar pode fornecer o aporte necessário de vitamina D para o organismo, quando ocorre pouca exposição ao sol, uma solução é adotar alimentos ricos nesse tipo de vitamina, como leite, queijo e iogurte, além de salmão, atum, ostra e camarão.

 O suco de uva, o vinho tinto sem álcool, o vinho tinto orgânico e o suco de CranBerry
São fontes de polifenóis, flavonoides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes que varrem os radicais livres e relaxam os vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão arterial.
Alguns suplementos alimentares podem dar suporte para um estilo de vida saudável:
Existem suplementos alimentares que dão uma forcinha no alcance dos objetivos. Suplementos à base de proteína auxiliam na manutenção e no ganho de massa muscular. Uma boa opção é o Whey Protein, proteína do soro de leite que possui rápida digestão e absorção. Aminoácidos, como o BCAA, por exemplo, evitam a perda de massa muscular, auxiliam no combate à dor após o exercício e também auxiliam no ganho de massa magra Para a utilização destes produtos de forma adaptada às necessidades individuais, é importante a orientação de um profissional de nutrição.


Além da alimentação outros fatores vão contribuir para o bem estar e saúde dos homens, como: praticar atividades físicas regularmente, diminuir os níveis de estresse, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o cigarro.

FONTE: Mundo verde, Nutrição em Pauta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios