Benefícios do Amaranto.





É pouco conhecido no Brasil, é chamado de feijão dos Andes. É um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura, com folhas grandes e panículas (tufos semelhantes às espigas) que concentram as sementes. Ele possui aproximadamente 15 % de proteínas, valor superior aos cereais mais comuns, como milho, arroz e trigo.
Amaranto é um cereal que se destaca pela quantidade de proteína, rico em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas. Tem papel importante na redução de colesterol ruim (LDL) e da fome (fornece saciedade). Além disso, possui função antioxidante, o que melhora o sistema imunológico no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular. Apresenta benefícios à saúde prevenindo doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer. Pode ser consumido por celíacos (intolerantes ao glúten). É rico em fibras eficiente no controle da glicemia em diabéticos. O Amaranto é riquíssimo em cálcio biodisponivel, portanto, sendo indicado para pessoas que possuem intolerância a lactose.
Esse alimento estimula a recuperação e o ganho de massa magra, sendo uma ótima opção para atletas, praticantes de atividade física e idosos.
É recomendado para crianças, lactantes e mulheres na fase de amamentação, celíacos, intolerantes à lactose, pois não contém glúten, lactose ou outras substâncias alergênicas em sua composição.
O amaranto possui sabor suave a neutro e, em flocos, sua consistência é crocante.  A farinha pode ser usada em inúmeras misturas, podendo ser adicionado em qualquer preparação. O grão pode ser consumido com fruta, iogurte, leites, e pode ser usado como ingrediente para preparação de pães, bolos, doces, sopas. A semente, quando aquecida, estoura como pipoca e está sendo utilizada para a criação de barras de cereais, musli (mistura de cereais), pães, bolachas e saladas. As folhas podem ser cozidas como a couve.
Nutrientes: fibras; Vitamina A, B6, riboflavina (B2), folato (ácido fólico) ; Minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês.
 A quantidade recomendada:  02 colheres de sopa, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

Receitas com Amaranto.

Smoothie de morango

Ingredientes
- ½ xícara (chá) de morangos congelados
- ½ xícara (chá) de suco de laranja
- 2 colheres (sopa) de Amaranto em Flocos
- 2 bolas de sorvete de creme
- 4 pedras de gelo

Modo de preparo
Colocar no liquidificador todos os ingredientes, começando pelo suco de laranja, depois amaranto, sorvete, morangos e gelo. Bata em velocidade máxima por 3 minutos e sirva a seguir.

Bolo de amaranto com banana

Ingredientes
- 1 ovo
- 1 xícara de açúcar
- 1/3 de xícara de margarina
- 1 banana amassada
- 1/2 xícara de amido de milho
- 1/2 xícara de farinha de mandioca
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher e meia de fermento para pão
- 1 xícara de flocos de amaranto
- 1/4 de xícara de leite

Modo de preparo
Bater o ovo com açúcar na batedeira. Colocar a margarina e a banana amassada. Parar de bater quando estiver misturado e colocar o amido de milho. Mexer com uma colher até incorporar o amido na massa. Voltar a bater e colocar a farinha de mandioca e o sal.
Colocar os flocos de amaranto e mexer com uma colher até incorporar o amaranto na massa. Voltar a bater e colocar o leite.
Colocar a mistura em uma forma untada, espalhar e enfeite com rodelas de banana. Polvilhar açúcar e canela a gosto.
No forno pré-aquecido, em temperatura média, colocar a forma para assar por 40 a 45 minutos




FONTE:  Receitas Nutrício:  http://www.nutricio.com.br/receitas/amaranto.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios