Batata Doce: A Queridinha!!



O sucesso da batata doce na dieta se dá em grande parte pelo seu índice glicêmico. Este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sanguíneos de glicose, sendo que quanto mais baixo, melhor (exceto em casos específicos, como imediatamente após o treino). O índice glicêmico da batata doce é de 44, o que pode ser considerado baixo comparado ao arroz branco (64) ou pão branco (71). Isso a torna ideal para ser consumida como fonte de carboidrato durante o dia, principalmente 1 a 2 horas antes do treinamento com pesos.

Além disso, a batata doce é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B e sais minerais como: cálcio, ferro, potássio, fósforo e um pouco de vitamina C. em 100g de batata doce há em média 116 calorias, 1,16g de proteínas, 30,1 de carboidratos e 0,32 de lipídios.

No Brasil, existem quatro tipos de batata doce, classificadas de acordo com a cor da polpa:

·         Batata branca, conhecida também como angola ou terra-nova, tem a polpa bem seca e não muito doce;
·         Batata-amarela, parecida com a branca, mas com sabor mais doce;
·         Batata roxa, com casca e polpa dessa cor, é a mais apreciada por seu sabor e aroma, ótima para o preparo de doces;
·         Batata doce avermelhada, tem casca parda e polpa amarela com veios roxos e avermelhados. Conhecida no nordeste como coração-magoado.

Muitas pessoas confundem a batata inglesa com a batata doce, acreditando que os valores nutricionais são os mesmos. A diferença no índice glicêmico é grande, a batata inglesa possui um índice muito maior.
A batata doce também é mais rica em ferro e possui 5 vezes mais cálcio que a batata comum. Outro ponto é o teor de vitaminas. A batata doce é muito mais rica em vitamina A do que a batata inglesa, tendo o valor dietético nas doenças causadas por avitaminose A, além de conter mais fibras.
O modo mais comum de consumo é cozido em água apenas, mas há diversas formas saudáveis de consumir a batata doce, por exemplo: assada, purê, como massa para pães, etc...
Lembrem-se de procurar um nutricionista para elaborar uma dieta adequada à seu perfil, com nutrientes devidamente calculados para alcançar seus objetivos.






Comentários

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