Dicas de Alimentação pós Páscoa



Com a fartura de iguarias na Páscoa, é difícil manter o controle. Porém, o que realmente importa é começar a semana com uma alimentação equilibrada e consciente. Isso não significa deixar de lado todos os alimentos. Ou seja, apesar da sua escapadinha, com esforço e disciplina você consegue manter o plano sem se distanciar muito da sua meta.
É claro que quando diminuímos a quantidade de alimentos ingeridos, podemos sentir fome, ou melhor, uma sensação de fome ou vontade de ficar comendo. É exatamente nesta hora que temos de colocar um basta e focar a atenção em outra atividade --que não seja mastigar.

Nesses dias é importante lembrar de incluir muita água no cardápio. Chás de ervas sem açúcar são uma boa alternativa. Preste atenção aos sabores e não fique preso apenas ao sabor doce.

Excluir um grupo alimentar (normalmente o carboidrato) e incluir chás laxativos que acabam com a flora intestinal podem trazer malefícios à saúde : "a melhor forma de manter o peso é apostar na reeducação alimentar, pois esse processo de desintoxicação irá ocorrer de forma natural e gradativa". Não basta fazer os famosos sucos detox se não voltar aos hábitos alimentares saudáveis como, por exemplo; Inclusão de oleaginosas, cereais integrais, fibras, iogurte desnatado, frutas e saladas.
Mas, também nada impede que você inclua alguns alimentos ‘detox’ no seu cardápio diário como a linhaça, vegetais de folhas verdes escuras, frutas com bastante água e chás claros, por exemplo, chá branco, verde, camomila, entre outros.

Quando sentir muita fome, faça um lanche. Uma idéia é usar uma fatia de pão integral, uma fatia média de queijo, uma azeitona, alface, tomate e orégano, acompanhado de chá ou suco de limão sem açúcar ou com pouco. Experimente! Não é tão ruim assim.

Carnes magras e peixes devem estar presentes nas principais refeições. Arroz, massas, batatas e feijões podem ser incluídos no cardápio, mas com moderação.

Sobrou muito chocolate? Repense pratique a solidariedade doe para amigos, familiares, crianças que não puderam receber visita do coelho. Caso isso não seja uma opção, consuma pedaços pequenos de ate 30g/dia  é o suficiente para matar a vontade, mas não deixe sempre a vista e nem leve para o trabalho.

Vamos deixar uma sugestão de um Smoothie para ser ingerido em um lanche da tarde por exemplo.

Smoothie detox
Ingredientes:
2 cenouras cruas picadas
1/2 maçã com a casca e sem sementes
1 xícara de chá de melão picado
1 fatia de gengibre sem casca
1 punhado de salsa
1 colher de sobremesa de linhaça  ou semente de chia (deixe de molho na água de um dia para outro)
Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes e de preferência não coar!

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