Dicas de Alimentação para Vestibulando







Estamos na época das provas do vestibular, nervosismo, calor e uma alimentação leve e balanceada pode ajudar no dia da prova a evitar desconfortos. Já passou pela sua cabeça que a alimentação pode interferir no seu resultado em concursos, provas e vestibulares? Pois as mais novas pesquisas mostram que sim.
A alimentação adequada aumenta a memória, melhora a capacidade cardiorrespiratória, a oxigenação cerebral e a circulação sanguínea na mente. Por outro lado, a dieta desbalanceada pode deixar a pessoa cansada, sonolenta, irritada, fatores estes que prejudicam o desempenho nas provas.

Para o dia da prova, equilibrar alimentos doces, salgados e fibras. O recomendado é consumir alimentos que a pessoa já está acostumada, mantenha-se hidratado antes e durante a prova, principalmente no tempo seco e calor. Leve barrinha de cereal, fruta, biscoito integral para o dia da prova. evite no dia anterior e no dia da prova; bebidas alcoólicas, comidas pesadas (churrasco, feijoada, por exemplo), comidas condimentadas, experimentar aquele prato exótico deixe para depois outro dia.

Alguns alimentos são capazes de melhorar a memória e manter o cérebro mais ativo. Vale colocar estes alimentos no prato no dia- dia antes das provas.

• Frutas como kiwi, morango, maçã, pêssego, uva: fontes da fisetina, substância que auxilia o funcionamento cerebral contribuindo para a memória;

• Frutas vermelhas: fontes dos flavonóides, substâncias que protegem os neurônios e são capazes de reverter déficit de memória;

• Peixes: além de serem fonte de ômega 3, contêm zinco e selênio, nutrientes fundamentais para evitar o cansaço e estimular o cérebro. Além disto, alguns peixes, especialmente o atum, o bacalhau e o arenque, fornecem creatina, nutriente conhecido dos que fazem a musculação, mas que também tem um papel fundamental para os vestibulandos. A creatina, também encontrada em carne bovina, suína e, em menor quantidade, no leite, pode melhorar o desempenho dos estudantes;

• Ovos: fonte de colina, nutriente também encontrado na lecitina de soja e no fígado fundamental para a memória;

Além da inclusão destes alimentos, vale o cuidado para não ficarem muitas horas sem se alimentar por causa dos estudos ou comer em excesso devido à ansiedade. Importante também é evitar o uso das bebidas estimulantes para virar a noite com os livros na mesa. Energéticos, café, coca-cola, podem piorar a gastrite nervosa, comum em vestibulandos.

Mantenha-se tranquilo, desejamos boa sorte para todos que vão prestar vestibular!


Texto adaptado  de Nutricio: http://www.nutricio.com.br

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