Suchás: combinação perfeita de suco com chá






Tomar um bom chá – seja preto, verde, de ervas, de flores, de frutas ou raízes – é um hábito ligado ao prazer, ao conforto e ao convívio pessoal. E quem não gosta também de um refrescante suco de frutas? Pensando nisso, inventaram uma ótima combinação das duas bebidas: o suchá - perfeito para quem busca benefícios em dobro ao organismo.
O suchá é pouco calórico. O drink faz um mix entre os nutrientes dos sucos de frutas e das ervas dos chás, potencializando os benefícios nutricionais de ambos. Quando a fruta é batida com o chá certo, os resultados podem ser surpreendentes.

O ideal é combinar frutas com chás que tenham propriedades parecidas, assim, o resultado fica ainda melhor. Também é recomendável bater a fruta in natura com o chá de outra erva, assim, todas as propriedades das frutas são mantidas.
As parcerias são infinitas. Basta pegar uma fruta e uma erva que tenham ação sinérgica, ou seja, que podem trabalhar juntas. A ideia não é unir sabores, mas combinar os benefícios.

Os suchás podem ser empregados como forma terapêutica ou pelo próprio prazer da bebida, e são fortes aliados para desintoxicar, desinchar e refrescar. Eles também contribuem com a hidratação do corpo, com a oferta de vitaminas, minerais, fibras e compostos bioativos, que podem apresentar várias atividades de acordo com o alimento e o objetivo de contribuir no aumento da presença de antioxidantes.

Os chás são preparados, em geral, por meio de infusões ou decocções da parte da planta que possui mais princípios ativos.

ü  Infusão: é o tradicional “chá” preparado em casa. Na verdade, chá é o nome característico de um tipo de planta, a camellia sinensis, que dá origem ao chá preto, verde e branco. A temperatura ideal da água para o seu preparo é de 80ºC a 100ºC ou quando começam a subir as primeiras bolhas de ar da panela ao ferver a água.

Para preparar a infusão de 1 xícara de chá (150 a 200ml), despeja-se a água fervente em um recipiente juntamente com até 2 colheres de chá de planta seca ou 1 colher de chá da planta fresca. Abafa-se por 5 a 10 minutos.

ü  Decocção: é o processo de cozimento das plantas medicinais que são colocadas em recipiente não metálico. Essa técnica é utilizada para plantas de natureza mais lenhosa como casca, raiz e folhas muito duras.

Para cada xícara de chá (150 a 200ml), utiliza-se 10 partes de planta. Ferver em fogo baixo por 2 minutos para folhas, 7 minutos para raízes ou 10 minutos para a planta toda. Depois deixar em repouso por 10 a 15 minutos.

Vale lembrar que é imprescindível a adoção de hábitos alimentares saudáveis para que se obtenham melhores resultados. Nada faz milagre!!!

Seguem algumas receitas para aproveitarem o melhor das vitaminas e minerais e refrescar nesse calor.

Suchá de hortelã, erva-doce e abacaxi.

Ingredientes
8 folhas de hortelã (grande)
1 colher de café de erva-doce
1 fatia de abacaxi
Açúcar somente para adoçar um pouco ou calda de Agave ( 1 colher de chá)
Gelo a gosto

Modo de preparo
 Fazer a infusão com as folhas de hortelã e erva-doce, coar e reservar; liquidificar o chá com o abacaxi e coar; antes de servir, adoçar a gosto e adicionar gelo se preferir.

Suchá de erva cidreira, gengibre e limão

Ingredientes:
5 folhas de erva cidreira
1colher de café de gengibre ralado
Suco de ½ limão
Açúcar somente para adoçar um pouco ou calda de Agave ( 1 colher de chá)
Gelo a gosto

Modo de preparo
Fazer a infusão com a erva cidreira, coar e reservar; liquidificar o gengibre, o chá e o suco de limão e, depois, coar e adoçar a gosto antes de servir.

Suchá rosa

Ingredientes:
 1 colher de sopa de hibisco à granel;
 200 ml de água (para o chá);
 1 fatia de melancia;
 Folhas de hortelã ou capim-santo para aromatizar (opcional).

 Modo de preparo
Esquente a água até aparecer bolinhas no fundo da panela. Depois desse processo, desligue o fogo e acrescente as flores de hibisco. Deixe em infusão por cinco minutos. Quando esfriar, bata com a melancia, hortelã (ou capim-santo) e gelo.

Suchá de maça com chá verde
Ingredientes
1 xícara de chá de água
1 colher de sobremesa de chá verde
½ maça com a casca e cortada em cubos
1 colher de chá de mel (opcional) ou Agave 
Modo de Preparo
Coloque 1 xícara (chá)  de água no fogo. Assim que ferver, acrescente o chá verde. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Coloque no liquidificador e bata com os outros ingredientes. Acrescente água se necessário. Rende 1 copo (300ml)

Aproveitem!!!


Fonte:  Adaptado de Hospital Albert Einstein




Comentários

  1. Adoro essas matérias sobre sucos, vitaminas que vocês fazem sempre bom dar uma repaginada na dieta com criatividade!

    Márica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Márcia nós ficamos felizes que tenha gostado, sempre que possível postaremos com receitas.
      Abraços

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parkinson- Dia Mundial

Troque o Refrigerante por um Suco Natural

Romã e seus (muitos) benefícios